Desde há muito tempo que nas casas das famílias graciosenses a mais variada doçaria faz parte da sua ementa, não faltando nas festas ou nas reuniões familiares. No entanto foi um pequeno doce que se notabilizou e caracterizando-se pela sua textura cremosa e sabor delicado, no qual se destacam o sabor do leite, dos ovos e da canela e que a massa exterior apresenta-se fina e estaladiça. Os tradicionais Covilhetes de Leite integram a doçaria regional da ilha Graciosa, sendo um dos doces mais conhecidos de todo o arquipélago dos Açores. Estes covilhetes são também chamados de Queijadas, assumindo diversas designações alusivas à localidade onde assumem maior tradição ou à ilha, como “Praia da Graciosa”, da “Graciosa” ou da “Ilha Branca”.

|
Ingredientes:
Para o recheio
- 1 litro de leite
- 500 g de açúcar
- 10 gemas de ovos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Canela q.b.
Para a massa
- 150 g de farinha de trigo sem fermento
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 colheres (chá) de manteiga
- 2 ovos
- 1 pitada de sal q.b.
- Água q.b.
- Farinha de trigo sem fermento q.b.
Confeção:
Na véspera da massa prepare o recheio, misturando o açúcar com o leite e leve a lume brando aproximadamente 2h30m até engrossar, mexendo de vez em quando. Quando estiver bem espesso, retire e deixe arrefecer ligeiramente e junte a manteiga. Com o recheio morno ou frio, adicione as gemas de ovos e a canela, mexa e ferva durante mais 1 a 2 minutos.
No dia seguinte prepare uma massa, juntando a farinha, o açúcar e sal, mexendo para uniformizar, depois junte os ovos e amasse bem, adicionando posteriormente a manteiga previamente derretida, o sal e a água, amassando ou batendo manualmente ou em batedeira elétrica e deixe repousar.
Estenda a massa bem fina e forre com ela formas em formato de estrela, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Encha-as depois com o recheio. Leve a cozer em forno médio durante 30 minutos até os covilhetes alourarem.

Sobre a cache |
Para encontrar a cache desloque-se às coordenadas indicadas e aponte o Número de Porta.
Agora prepare as suas “Queijadas”, segundo a receita abaixo:
N 39º 02. 
= 1 (litro de leite) + 500 (gramas de açúcar) + 150 (minutos de fervura) - 12 (minutos de arrefecimento) + 1 (colher de sopa de manteiga) - 51 (minutos de arrefecimento) + 10 (gemas de ovos) + 2 (minutos de fervura) - Número de Porta (o seu trabalho)
W 28º 00. 0 
= 150 (farinha de trigo sem fermento) + 1 (colher de açúcar) + 2 (ovos) + 2 (colheres de manteiga) + 21 (minutos cozedura forno) - 2 * Número de Porta (o seu trabalho)
Depois de preparadas é só seguir até ao GZ e se quiser pode apreciar tranquilamente as suas famosas Queijadas.
|
|