Localizada no centro da ilha, a Caldeira é o verdadeiro ex-líbris do Faial. Trata-se de uma enorme cratera de vulcão extinto que esteve na Origem da Ilha, com cerca de 2000 metros de diâmetro, a 400 metros de profundidade, 7 quilómetros de perímetro e 500 metros acima do nível do mar. Uma marca impressionante na paisagem, composta por uma imensa cova coberta de verde, com uma pequena lagoa no fundo, que se entrevê no meio do nevoeiro quase sempre presente. Vulgarmente apelidado de Catedral do Silêncio, este local é um refúgio da floresta Laurissilva que revestia a ilha no período anterior ao povoamento.
Perímetro da Caldeira - PRC4FAI
O Percurso do perímetro da Caldeira apresenta uma extensão de aproximadamente 7 km e um grau de dificuldade médio, demorando cerca de 3h30m para ser efetuado.
Este percurso é circular, tendo início e término junto ao miradouro da Caldeira.
Comece por subir uma escadaria com vedação em madeira e vire à direita, contornando uma ermida pela direita. A partir daqui, entre num atalho em terra batida, ladeado por hortênsias, numa primeira fase.
Mais à frente, como as hortênsias deixam de predominar e há um maior destaque para uma flora endémica, como por exemplo o cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), a urze (Erica azorica), a uva da serra (Vaccinium cylindraceum), o Trovisco macho (Euphorbia stygiana), a Angelica lignescens, a Lysimachia azorica, entre outras.
Continue no atalho que contorna a caldeira (avistando as freguesias da Costa Norte) e, um pouco depois, o trilho sobe em direção ao lugar do Alto do Guarda Sol. Ao chegar ao caminho de asfalto, siga à esquerda até ao Cabeço Gordo, ponto mais alto do percurso.
Posteriormente, desça em direção ao miradouro da Caldeira, num troço que exige algum cuidado, devido ao desnível acentuado.
Descida da Caldeira
Dada a necessidade de conservação dos valores naturais presentes na Caldeira do Faial, com relevo para a singularidade geológica e paisagística deste local, foi criado o Regulamento de Acesso à Caldeira. Nos termos deste regulamento, a capacidade máxima deste percurso é de 12 visitantes, sempre acompanhados por um guia certificado pelo Parque Natural do Faial, podendo ser realizadas até três descidas por dia.
Uma vez que não é permitida a descida autónoma à Caldeira da Ilha do Faial, todos os interessados deverão contatar a sede do Parque Natural do Faial, sita no Monte da Guia, Casa dos Dabney, a fim de obterem contatos dos guias credenciados para o efeito. (292 207 382 /parque.natural.faial@azores.gov.pt).