Vikings
Vêm aí os normandos! Vêm aí os normandos! Salve-se quem puder! Era assim que gritava quem via, entre 968 e 979, na costa da Galiza (que abrangia o Minho), as silhuetas dos drakkars. Foi por essa altura que Gunrod, conhecido como Gunderedo no dialecto local, vindo da Normandia, conquistou São Tiago de Compostela aliciado pela cobiça despertada ao ouvir as histórias de peregrinos sobre as riquezas da zona. Nessa altura a Normandia era ocupada pelos vikings que vieram do Norte.
Durante a permanência em terras Galegas teve conhecimento das relíquias de São Frutuoso em Braga. Já por essa altura elas eram cobiçadas, pois as peregrinações a Braga rivalizavam com as de São Tiago. Mais tarde, em 1102, o arcebispo de Compostela Diego Gelmírez, ordenou o roubo do corpo de São Frutuoso que foi sepultado na cripta da catedral como relíquia. A título de curiosidade o corpo só voltou para a capela de onde foi retirado em 1966.
E foi numa dessa viagens de saque que um grupo de vikings, regressando à costa carregados, sucumbiu sobre os ataques de quem os perseguia e escondeu um tesouro nesse local. Esse tesouro, resultado da pilhagem, ficou mais de dez séculos perdido e só agora, com as novas tecnologias e algumas viagens, é possível descobrir a sua localização.
Alguns dos factos relatados são verídicos.
Obrigado pela visita, relatem a vossa descoberta tal como as sagas nórdicas e por favor não revelem as coordenadas para que todos retirem o máximo desta vivência.
“Power is only given to those who are prepared to lower themselves to pick it up.”
Ragnar Lothbrok
|