Skip to content

<

[Urban Art] 25 de Abril, 40 anos depois...

A cache by VilleCouer Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 01/09/2016
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Atenção: A cada registo online deverá sempre corresponder o respetivo registo físico do mesmo nick. Dito isto, não admitiremos registos de tours e/ou nicks fictícios nas nossas caches pelo facto dos mesmos não corresponderem a contas oficiais de geocaching. Registos online que não tenham a devida correspondente física serão apagados!


Por favor, tenham muito cuidado com o container para não o danificarem!

Não publiquem fotografias do mesmo e tenham muita atenção aos muggles!



25 de Abril, 40 anos depois...

A União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras promoveu, durante o fim de semana de 17 e 18 de maio de 2014, a pintura de um mural evocativo da Revolução do 25 de Abril no muro do Alçude, contíguo ao Chafariz das Bravas.

Nesta intervenção participaram duas mãos cheias de artistas plásticos. O projeto foi o resultado de vários encontros onde se foram moldando ideias e soluções.

Sendo o local escolhido de interesse patrimonial assinalável, estando incluído numa Zona Especial de Proteção, obrigou ao cumprimento de um conjunto de cuidados que obedecem a normas específicas de salvaguarda do património. A União das Freguesias solicitou o apoio à Câmara Municipal de Évora, que acompanhou todo o processo, considerando-o de grande interesse uma vez que era "uma intervenção contemporânea com utilização de técnicas tradicionais". Foi também consultada a Direção Regional de Cultura do Alentejo que, para além do parecer favorável, deu nota da importância de intervenções desta natureza.

A utilização de métodos ancestrais, nomeadamente o uso da cal, foi uma decisão naturalmente assumida e, mais do que isso, encarada como um desafio aliciante. Para desmistificar as dificuldades da utilização destas técnicas, realizou-se um Workshop sob a orientação de Pedro Gago, onde foi possível verificar os processos químicos conducentes à conceção das argamassas e das vantagens da utilização do fresco e do seco enquanto técnicas de pintura.

O 25 de Abril, momento maior da História recente do nosso país, ao pôr fim à ditadura fascista, abriu caminho à participação dos cidadãos na vida pública. Foi conquistada a liberdade e a democracia. No ano em que se festejaram os 40 anos de liberdade e sendo o Poder Local Democrático uma das suas importantes conquistas, a União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras não quis deixar de se associar às celebrações, apoiando iniciativas de diversas associações e promovendo, ao longo do ano, um conjunto de ações no sentido de alertar e enaltecer os valores de Abril, consignados na Constituição da República e contribuir para a preservação da memória de um período luminoso para a vida do povo português.

Este belíssimo mural é um claro exemplo de como a Arte Urbana e o Graffiti podem ser usados em prol das populações e das comunidades de uma forma muito positiva, ultrapassando o estigma do vandalismo e da marginalidade.

Um mural que passa quase despercebido a quem por ali passa, mas que nos apaixonou desde o primeiro momento. Esperemos que gostem tanto dele como nós e aproveitem para tirar umas quantas fotografias do mesmo.


Atenção! Terão de ter cuidado redobrado porque o local é relativamente movimentado. Tenham um bocadinho de paciência e aproveitem para cruzar a rua e visitar / fotografar o local, até estarem à vontade para procurarem e logarem a cache. Lembrem-se que a longevidade das caches depende sempre da vossa forma de cachar! Pensem nos owners e nos restantes geocachers e não arrisquem expor a cache só para terem mais um smile no mapa.

Boa cachada!


VilleCouer



PS: levem material de escrita porque não existe no container.


Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.