Breve história…
O edifício principal da Quinta do Alvito, construído em 1938, situa-se à entrada da vila de Famões, do lado de Odivelas.
Esta quinta afirmou-se até finais dos anos 60 como uma unidade económica agroindustrial de alguma envergadura, quer pela extensão quer pelo recurso a técnicas modernas de exploração.
Além do edifício principal, a quinta possuía vários outros, para habitação do pessoal, estábulos e arrumos, sendo, no seu auge, um importante polo de produção leiteira. Digno de registo era também o seu sistema de rega, com nascentes próprias em minas no outeiro dos Alvitos, sendo as águas encaminhadas pela força da gravidade por tubagens e canais que percorriam todo o terreno, alimentando tanques, fontes e a própria habitação.
O significado…
Esta quinta tem um significado especial para nós. Familiares nossos, em meados dos anos 60, vieram do Alentejo para viver e trabalhar aqui. Onde estiveram por mais de 30 anos até regressarem à terra natal. Eu, o Geocalhau que está a escrever este texto, recordo-me de ser pequeno e brincar nesta quinta, assim como me lembro da minha avó me levar à escola primária pelos caminhos da fonte do lagarto.
Espera-se que desfrutem do local e boas cachadas!
|