Comando Territorial de Setúbal
Para Nella Estarem em Goarda
A Guarda Nacional Republicana implantou-se pela primeira vez no distrito de Setúbal em 1912 através de uma lei aprovada em 02 de Maio de 1912 e publicada no Diário da Republica n.º 106, de 07 de Maio de 1912. Nessa altura o escalão era Companhia e estava na dependência do Batalhão n.º 3, tendo em 1979 passado a estar na dependência do Batalhão n.º 2, desta vez sob a denominação de Companhia Rural. Meses depois foi criada a Companhia Rural de Almada, independente da Companhia Rural de Setúbal, passando assim o distrito a dispor de duas Companhias Rurais. Estas Companhias mudaram ainda de denominação em 1983, altura em que se passaram a denominar Companhias Territoriais e em 1993 em que se passaram a denominar Grupos Territoriais. Foi já em 2009 que os Grupos Territoriais de Almada e Setúbal se fundiram, por força da Lei Orgânica actualmente em vigor, no Comando Territorial de Setúbal.
Assim, em 02 de Maio de 2016 comemora-se o 7º Aniversário do Comando Territorial de Setúbal e o 104º Aniversário da presença da Guarda Nacional Republicana no distrito de Setúbal.
Actualmente o Comando Territorial de Setúbal organiza-se nos Destacamentos Territoriais de Almada, Grândola, Montijo, Santiago do Cacém e Setúbal e ainda no Destacamento de Trânsito de Setúbal e Destacamento de Intervenção de Setúbal.
Esta cache encontra-se próxima de um local “apadrinhado” pelo Comando Territorial de Setúbal, as Oliveiras Milenárias. Aproveitando a efeméride do Dia da Árvore o Comando Territorial de Setúbal, através da estrutura SEPNA reconheceu uma das árvores “famosas” na sua Zona de Acção. Reconhecimento esse materializado na colocação de um azulejo pintado à mão.
Gostariamos de agradecer à Estalagem Quinta das Torres por ter autorizado a colocação desta cache e de relembrar que neste local não se deve fumar ou foguear.