Valezim é uma freguesia portuguesa do concelho de Seia, com 10,94 km² de área, 310 habitantes (2011) e densidade populacional de 28,3 hab/km².
Valezim, certamente não provém da expressão atribuída aos àrabes 'neste vale sim...'. Diz a lenda que em tempos remotos quando procuravam na serra local para montar acampamento terão utilizado essa expressão. Muito provavelmente o nome provém do termo 'vallecinus' que quer dizer vale pequeno. Diz a lenda que era deste local chamado Cabeço do Castro que Viriato partia a combater os invasores romanos. Do castro já nada resta, a ignorância de uns e a ganância de outros fizeram por distribuir em muros, casas e até mesmo partilhas de terrenos as pedras das antigas muralhas. À sua volta apenas o Cabeço da Forca poderá ser um ténue vestígio de tão importante posto de defesa dos Lusitanos.
O povoamento de Valezim data da época da reconquista, tendo sido foi elevada a vila por foral de D. Manuel em 24 de Março de 1514.
Possui três capelas: a da Nossa Senhora da Boa Viagem, a da Nossa Senhora da Saúde, a poucos metros da anterior, e a capela do Senhor dos Aflitos. A igreja, no centro da localidade, está dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
A sua maior festividade é em honra de Nossa Senhora da Saúde, realizada anualmente, no primeiro Domingo de Setembro.
Pertence à rede de Aldeias de Montanha do Concelho de Seia.
Junto desta cache encontra-se a Piscina de Valezim, junto à EN231, onde se inica também a Rota das Minas do Círio que recomendamos uma visita.
|