Skip to content

<

Planícies Alentejanas - Alter do Chão

A cache by Geo Alentejo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/26/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Alter do Chão
 
O Geo Alentejo é um grupo de Geocachers, que tem como principal objetivo promover o Alentejo, através das caches que cada um tem nos mais bonitos recantos desta região, bem como através dos eventos que nos orgulhamos de organizar e que para além de promoverem a região, promovem o convivo e a boa gastronomia local.

As Planícies Alentejanas é o nome dado ao Projeto, que tem como objetivo dar a conhecer todo o Alentejo, através da colocação de uma geocache em todos os concelhos pertencentes a distritos alentejanos.

O Alentejo é uma região do centro-sul Portugal. Compreende integralmente os distritos de Portalegre, Évora e Beja, e a metade sul do distrito de Setúbal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal. Limita a norte com a Região do Centro, a este com a Espanha, a sul com a Região do Algarve e a oeste com a Região de Lisboa e também com o Oceano Atlântico. Tem uma área de 31 551,2 km² (33% do continente) e 760 098 habitantes (censos 2011).

O Alentejo divide-se em 5 sub-regiões e compreende 58 municípios e cerca de 400 freguesias.
• Alto Alentejo - 118 352 habitantes (6 230 km² - 15 municípios)
• Alentejo Central - 166 706 habitantes (7 393 km² - 14 municípios)
• Alentejo Litoral - 100 895 habitantes (5 308,11 km² - 5 municípios)
• Baixo Alentejo - 126 692 habitantes (8 505 km² - 13 municípios)
• Lezíria do Tejo - 247 453 habitantes (4 275 km² - 11 municípios)
 
A distribuição de caches, do Projeto Planícies Alentejanas, será feita da seguinte forma:
 
Portalegre

Alter do Chão
Arronches
Avis
Campo Maior
Castelo de Vide
Crato
Elvas
Fronteira
Gavião
Marvão
Monforte
Nisa
Ponte de Sor
Portalegre
Sousel
Cache Bónus
   
Évora

Alandroal
Arraiolos
Borba
Estremoz
Évora
Montemor-o-Novo
• Mora
Mourão
Portel
Redondo
Reguengos de Monsaraz
Vendas Novas
Viana do Alentejo
Vila Viçosa
Cache Bónus
   
Beja

Aljustrel
Almodôvar
Alvito
Barrancos
Beja
Castro Verde
Cuba
Ferreira do Alentejo
Mértola
Moura
Odemira
Ourique
Serpa
Vidigueira
Cache Bónus
 


Concelho de Alter do Chão
 
Alter do Chão é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Portalegre, à região do Alentejo e à sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 2 300 habitantes.

É sede de um município com 362,07 km² de área e 3 562 habitantes (2011), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo Crato, a sueste por Monforte, a sul por Fronteira, a sudoeste por Avis e a oeste por Ponte de Sor.

Alter do Chão foi fundado como concelho em 1232, no reinado de D. Sancho II, com a atribuição do Foral, de tipo Ávila-Évora, pelo Mestre Vicente, Bispo Chanceler de D. Sancho II para o Bispado da Guarda.

Como principais monumentos conta com um castelo e um chafariz maneirista. O primeiro foi concluído em 22 de Setembro de 1359, por D. Pedro I, pelo menos segundo uma lápide colocada sobre o portal de entrada do mesmo. Possivelmente não se trata de uma construção de raiz, mas o aproveitamento de uma fortaleza já cristã que por sua vez teria sido já um aproveitamento de uma estrutura desta natureza da época de ocupação romana e/ou muçulmana.
O segundo, o Chafariz Maneirista (Fontinha), foi concluído em 1556, sob o patrocínio da Casa de Bragança. É uma obra de elevado valor artístico.

Por fim e com o propósito de fornecer cavalos para a picaria real, em 1747, na Coutada do Arneiro, é fundada a Coudelaria de Alter, com a designação de Reais Manadas, e que ainda hoje é um dos expoentes máximos deste concelho. A eguada e garanhões eram propriedade da Coroa/Estado e a coutada era da Casa de Bragança/ Casa de família do Rei. Um cavalo AR, o Gentil, entre vários analisados, foi escolhido pelo escultor Machado de Castro para modelo do cavalo da estátua equestre de D. José erguida em 1775 no Terreiro do Paço a marcar a renovação da baixa da cidade após o terramoto de 1755.



 
Caches em Destaque no Concelho:

Traditional Geocache GCXEAK - PROJECTO VG - ALTER PEDROSO
Traditional Geocache GC2GZXJ - Ponte Romana Vila Formosa
Traditional Geocache GC17RM3 - Vista sobre a Ribeira [Seda]
Traditional Geocache GCMN6V - Anta de Alter Pedroso
Traditional Geocache GC6DRAJ - Coudelaria Alter-Real (O Cavalo Lusitano)

Sobre a cache
Esta cache está situada junto a um monumento, que pretende fazer uma homenagem ao cavalo "Alter Real".

Trata-se de uma estátua equestre em bronze, da autoria de Maria Leal da Costa e Luís Valadares, que faz uma homenagem ao cavalo criado na Coudelaria desta simpática e carregada de história Vila. Foi mandada erigir pela Câmara Municipal de Alter do Chão e inaugurada em 15 de Outubro de 2005.

Esta réplica, teve como modelo o cavalo "Oheide", exemplar nascido na Coudelaria de Alter, portador de toda a carga genética e morfológica do Cavalo Alter Real, pelo que se sugere também uma visita a essa coudelaria.

Estátua equestre de Alter Real

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.