
A Igreja Paroquial de Arcos é dedicada a S. Paio. O arcabouço actual provém de duas épocas de construção: o corpo da Capela-mor data do princípio do século XVIII e a frontaria e a torre, da segunda metade do mesmo século, tendo sofrido alterações no século XIX.
Em termos de artes decorativas destacam-se os registos de azulejos da capela-mor, datados de 1747, nos quais figuram quatro cenas de tipo eucarístico.
A Igreja Paroquial de Arcos ladeia o Caminho Português de Santiago e por aqui passam, diariamente, peregrinos de várias idades e muitas nacionalidades a caminho de Santiago de Compostela.
Os caminhantes descem as recém-qualificadas Rua Justino Sampaio Alegre e Rua da Fontela e passam pela Igreja em direcção a Alféloas, orientados pelos marcos com a sinalética que identifica o Caminho de Santiago.
Aquando da requalificação urbana da Rua da Fontela, a fonte de Santo António foi deslocada alguns metros, tendo sido retirada da curva e colocada num espaço amplo e ajardinado. Aqui descansam e matam a sede muitos peregrinos antes de prosseguirem viagem.
A cache
É uma cache simples com 2 pontos. O inicial e o final.
No local da coordenada inicial podes observar uma placa na fachada. As inscrições na placa terminam com um ano. Sendo X o valor do ano, considera o seguinte para obteres as coordenadas finais:
Ponto final: N40 26.(2551-X) W8 26.(2296-X)
|