Ribeira de Paivô
O rio Paivô é um local paradisíaco de paisagens deslumbrantes onde a natureza mostra toda a sua beleza. O rio Paivô, a que alguns chamam de rio “Paivó”, nasce na serra da Arada, desaguando na margem esquerda do rio Paiva, a jusante da aldeia da Paradinha. Este tem cerca de 20 km, e conta com diferentes nascentes localizadas entre o Portal do Inferno e a aldeia de Cabreiros, na cumeada da serra da Arada. No verão, as margens deste rio são muito procuradas pelos banhistas, já que este tem águas transparentes e frescas, ideais para dar um bom mergulho.

Nas suas margens também é possível encontrar os tradicionais moinhos de água para moer a farinha para a broa. Mesmo junto à aldeia de Covelo de Paivó, um magnífico poço espera-nos na curva do rio. Mais a jusante, outros poços motivam uma visita mais aturada ao rio Paivô, multiplicando-se as piscinas naturais e as lagoas de Ponte de Telhe. Neste troço do rio, o granito é a rocha dominante, surpreendendo a beleza dos seixos redondos no leito do rio e os grandes blocos de curvas suaves que se equilibram periclitantemente nos penhascos junto ao rio.

A parte mais interessante para canyoning situa-se entre o antigo moinho (R1) e a ponte (P2). Recomenda-se deixar um carro no parque de estacionamento do Retiro da Fraguinha (P1) e outro na ponte (P2) e fazer o PR assinalado até junto da torre de alta tensão e descer ai para a Ribeira perto no Moinho (M1). O rio encontra-se pouco equipado sendo necessário a utilização de métodos expeditos. A maior cascata tem cerca de 10m mas aconselha-se a utilização de corda com pelo menos 35m pois as ancoragens encontram-se afastadas. A rocha é bastante escorregadia em alguns locais. A utilização de corrimões é indispensável para aproximações seguras.

O Canyoning
Canyoning é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos. Este desporto teve o seu nascimento no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha.

O desporto em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que este país tem diversos rios, que proporcionam esta prática desportiva. A emoção e adrenalina é a maior atracção para os praticantes que se apaixonam pela exploração de canyons. Aquando do avanço progressivo do rio, os praticantes conseguem ser surpreendidos por situações novas e inesperadas. O facto de se estar em contacto permanente com a natureza consegue transmitir ao praticante do desporto uma sensação inexplicável de liberdade e harmonia.
A Cache
A cache é apenas acessível através do leito do rio, sendo necessário por isso conhecimentos e material de canyoning para chegarem até ela em segurança.

Deixem tudo como encontraram e divirtam-se em segurança.