As trilobites
As trilobites pertencem ao grupo dos artrópodes, animais de corpo segmentado e membros articulados, que viveram durante cerca de 300 milhões de anos nos antigos oceanos.
Curiosamente, apesar de estarmos a falar de animais marinhos, as principais jazidas fossilíferas portuguesas do Paleozóico localizam-se longe do mar, algumas a centenas de quilómetros do oceano. Isto explica-se porque esses lugares, terrestres na atualidade, estiveram submersos pelas águas costeiras e fizeram parte do fundo marinho onde se formaram as rochas que atualmente podemos contemplar à superfície e que guardam nos seus estratos valiosos tesouros: os fósseis de trilobites e de muitos outros habitantes dos mares paleozóicos.
Foi em Arouca que uma equipa internacional descobriu grupos de fósseis de trilobites com… 465 milhões de anos.

O monumento
Desde que as rotundas foram inventadas, muitas delas têm, em qualquer terra que as possua, personagens ou a temas característicos da região em que se situam. Aconteceu isso também em Arouca.
Construído com duas enormes lajes de ardósia de Canelas, nas quais foram afixadas algumas reproduções de trilobites em metal, este monumento veio embelezar mais uma das rotundas de Arouca com um motivo adequado à região e arquitetonicamente bem concebido, destacando assim uma das temáticas que está a projetar Arouca internacionalmente, no campo científico, através de alguns dos seus raros fenómenos geológicos, nomeadamente o das trilobites.

A cache
Esta cache foi o resultado da companhia e amizade com AnitaLune.
O container, contem apenas o logbook, sendo necessário levar material de escrita.
É necessário ser bastante discreto, pois é um local bastante movimentado.

|