O TESOURO DO PIRATA

Há muito tempo, o pirata Geo Hook resolveu esconder o seu tesouro. Uma bela manhã, após ter desembarcado em Setúbal, dirigiu-se à Serra dos Gaiteiros onde seguiu, por um trilho, até um local deserto. Após ter-se certificado de que não havia ninguém por perto escondeu o seu tesouro mas, como era muito esquecido resolveu esconder uma pista num objeto pessoal que trazia sempre consigo.
Quando regressava ao navio, prendeu a sua perna de pau numa smilax, tropeçou e caiu.
- a... - e, antes que acabasse a palavra lá caiu novamente, mais duas vezes, batendo violentamente com a cabeça no chão.
Ao chegar ao navio, meio roto e sem o óculo, parecia não dizer coisa com coisa. Balbuciava uma ladainha que parecia não ter pés nem cabeça mas a tripulação, com medo dele, nada disse.
Anos depois, o terrível pirata morreu sem que recuperasse a fala. A localização do tesouro parecia ter desaparecido, para sempre, com ele.
Dos bens de Geo Hook apenas ficou o papagaio Cacher, bicho esperto, que repetia, vezes sem conta, a ladainha que aprendera com o dono:
Rtqewtct go P vtkpvc g qkvq itcwu, vtkpvc g vtgu okpwvqu, swkpjgpvcu g qkvgpvc g fwcu oo Y qkvq itcwu, ekpswgpvc g swcvtq okpwvqu, pqxgegpvcu g pqxgpvc g swcvtq oo
Cacher sabia !!!! Ele sabia onde o dono tinha escondido o tesouro e como lá chegar. Não parava de o dizer. Só não conseguia lá ir porque tinha uma pata presa ao poleiro!
Boa sorte, boa cachada e, por favor, não saqueie o tesouro do Geo Hook !

Pode verificar a solução deste puzzle no GeoChecker.com.