Skip to Content

<

Torre de Belém

A cache by A J Pombo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/6/2016
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Lisboa que é considerada a “Cidade Branca”, deve a sua grande luminosidade, a factores como os fenómenos de reflexão da proximidade do mar e ao lioz branco aplicado na construção dos principais monumentos históricos.

O lioz é um tipo raro de calcário que ocorre em Portugal, na região de Lisboa e nos seus arredores (norte e noroeste), nomeadamente em Sintra. O lioz é um calcário compacto formado há cerca de 97 milhões de anos durante o período Cretáceo da era Mesozóica. Esta rocha apresenta grande abundância de fósseis, dos quais se destacam lamelibrânquios construtores de bancos de recifes designados de rudistas. Os rudistas são um grupo extinto de bivalves que existiu desde o Jurássico Superior até ao final do Cretácio da Era Mesozóica, altura em que ocorreu a extinção K-T, uma extinção em massa que teve um enorme impacto na biodiversidade da Terra e vitimou boa parte dos seres vivos da época, incluindo os dinossauros e outros répteis gigantes.

Um calcário de origem marinha, como é o lioz, forma-se pela precipitação de minúsculos grânulos de carbonato de cálcio (micrite), a partir de águas quentes sobressaturadas. O ambiente de deposição pode encontrar-se mais ou menos próximo da linha de costa, sem que seja afectado por sedimentos provenientes do continente.
No que diz respeito à componente fóssil observada no calcário lioz, ela reflecte os organismos que viviam em cada um dos ambientes de formação das litologias a eles associadas.


A Torre de Belém foi mandada construir pelo rei D.Manuel, em homenagem ao patrono da cidade, S.Vicente. Por esta razão, inicialmente, teve o nome de Torre de S.Vicente. Quando foi construída, a Torre de Belém situava-se em pleno rio Tejo mas, actualmente, está junto à margem direita do rio, quase no fim do seu estuário, devido ao assoreamento. No século XVI, Lisboa era ponto de partida e chegada de muitas caravelas, que se faziam ao mar, para "dar novos mundos ao Mundo", como escreveu Camões. Devido ao papel dos portugueses nos Descobrimentos e à situação de Lisboa, o seu porto era paragem obrigatória das rotas do comércio da época. Este grande movimento marítimo levou à necessidade de proteger Lisboa e a sua barra. Foi esse o primeiro papel da Torre de Belém: do seu terraço, os canhões cruzavam fogo com o Forte Velho da Caparica, hoje completamente em ruínas, defendendo assim Lisboa dos ataques inimigos por via marítima. A estrutura da Torre de Belém foi construída em calcário lioz e apresenta uma forma arquitectónica peculiar. Possui elementos decorativos de influência oriental e, como símbolo do prestígio do rei D.Manuel, tem a simbologia própria do estilo manuelino: esferas armilares, cordas, cruzes da Ordem de Cristo, o escudo com a coroa de D.Manuel e elementos naturalistas.


Para "registar o found" nesta cache deve visitar o local, nas coordenadas indicadas.
Depois deve responder às seguintes questões e enviar as respostas por mensagem, utilizando o botão "Message this owner" presente no cimo desta página.
1. Qual o nome dado ao tipo de rocha usada para a construção deste monumento?
2. Qual a sua idade (em milhões de anos)?
3. Quantidade de escudos e "meio escudos" que decoram as ameias na face norte da Torre.
4. Nas escadas que conduzem ao interior da torre e nas paredes circundantes é possível observar fosseis a olho nu?
5. (Opcional) Tire uma foto de com algo que o identifique como geocacher no local!
Em seguida poderá fazer o seu “found it” on-line!



"Lioz" or "Lioz stone" is a rare type of limestone that occurs in Portugal, in the region of Lisbon and its surrounding areas (north and northwest), particularly in the municipality of Sintra.

To log this cache you must visit the coordinates above.
Then you must answer the following questions and send the answers using "Message this owner".

1. What is the name given to the type of rock used to build "Torre de Belem"?
2. How old (in millions of years) are the stones?
3. The number of shields (including the "half shields") that decorate the merlons on the north face of the tower.
4. On the rocks near the stairs (front door), can be observed fossils?
5. (Optional) Take a picture with something geocache related in the coordinates!
Then you can make your "found it" online!

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

782 Logged Visits

Found it 773     Write note 7     Publish Listing 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 512 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.