Parambos é uma aldeia do Concelho de Carrazeda de Ansiães e sede de freguesia localizada geograficamente a 6,3 km a oeste da sede de concelho, tem acesso através da estrada nacional 214 e da estrada municipal 633. Integram a freguesia de Parambos os lugares de Misquel, S. Pedro e Venda Nova.
O curioso nome da freguesia relaciona-se com o português antigo.
Paramo significava “lugar, povo, quinta, casal ou herdade que tinha os privilégios de honra, por nele se haver criado aos peitos de alguma mulher casada, o filho legítimo de um rico-homem, ou fidalgo honrado. Era este um dos grandes abusos que os fidalgos cometiam, e que se opunham aos interesses do estado”.
Em redor da sua fundação, Lenda segundo a qual uma praga de formigas teria obrigado os seus habitantes a abandonar Santa Marinha, o local de origem da povoação, e a deslocar-se para o sítio onde se encontra hoje. Trata-se duma lenda, igual a tantas que por esse País fora continuam a circular, que infelizmente ainda é adotada como verdadeira nos nossos dias, por autores que deveriam distinguir convenientemente a realidade da lenda: “a formiga branca, terrível térmita que tudo devora e se alimenta da celulose concentrada na madeira, é irresistível e, daí, a impotência e o desespero dos habitantes da antiga Parambos”.
|