
Os Telhados de Água apresentam uma maneira engenhosa de recolher a água da chuva para fins de consumo doméstico em locais onde não é possível fazer furos artesianos para encontrar água.
Como aqui na Mendiga e em toda a área da Serra dos Candeeiros a água da chuva se infiltra rapidamente nos solos calcários, desta região serrana, daí a escassez desta, principalmente nos meses de verão.
O Parque foi obra de Manuel Baptista Amado, habitante da Mendiga e autarca da freguesia na época, foi um homem sempre ligado ao comércio local, durante décadas.
Trata se de uma obra de conteúdos didáticos e objetivos práticos, os Telhados de Água destinam se à população local, mas também a todos os amantes do ambiente.
Como complemento, existe uma área recreativa com diversões infantis relacionadas com a água.
Pode ainda observar-se todo o sistema engenhoso de filtragem, numa maqueta exposta no recinto.
Um Local sossegado e limpo onde se pode passar agradáveis momentos no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Neste parque temático e de lazer, está também um parque de merendas, com churrasqueira interior e exterior, casas de banho e um espaço verde envolvente, com um belo miradouro para a aldeia da Mendiga.
A cache está colocada dentro do parque e não está no muro, peço que sejam cuidadosos na sua procura, bem como na preservação deste espaço.



![]()
|