
Com sua vitória final da IndyCar em abril de 1993, Andretti tornou-se o primeiro piloto a vencer corridas de IndyCar em quatro décadas diferentes e o primeiro a vencer corridas automóveis de qualquer tipo em cinco modalidades. Na cultura popular americana o seu nome tornou-se sinonimo de velocidade(speed em inglês), similar ao Barney Oldfield no início do século XX e a Stirling Moss do Reino Unido.

Durante alguns anos manteve a sua carreira concentrada nos Estados Unidos e disputou corridas de Fórmula 1 apenas esporadicamente com as equipes March, Lotus e Ferrari. A sua primeira vitória aconteceu na estreia com a equipa italiana, no Grande Prêmio da África do Sul de 1971.
Só em 1975 disputou uma temporada inteira de Fórmula 1, pela equipa americana Parnelli, ainda assim faltou a duas corridas. Em 1976, após a desistência da equipa americana de disputar a Fórmula 1, assinou contrato com a Lotus e participou do desenvolvimento dos Lotus 78 e 79, os carros-asa, que lhe deram o título de 1978 com seis vitórias. A vitória do campeonato, porém, foi parcialmente ofuscada pela morte do companheiro de equipa, Ronnie Peterson, no Grande Prêmio da Itália.

Nos anos seguintes, não teve mais vitórias na Fórmula 1. Depois de dois anos de pouco desenvolvimento na Lotus, partiu para a equipa da Alfa Romeo em 1981 para mais uma temporada fracassada. Em 1982, disputou uma prova para a Williams depois de Carlos Reutemann abandonar a categoria abruptamente, nas duas últimas provas do ano substituiu na Ferrari o francês Didier Pironi, seriamente ferido num acidente nos treinos para o Grande Prêmio da Alemanha. No GP da Itália, fez a pole-position e terminou em terceiro lugar. Sem maiores esperanças na Fórmula 1, Andretti voltou suas atenções para o campeonato de Fórmula Indy a partir de 1982 e em 1984 foi campeão pela quarta vez na categoria.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
A Cache:
Apenas contém logbook. NÃO TEM MATERIAL DE ESCRITA