Enquadramento:
«POR TERRAS DO ALANDRO»
O Alandroal foi fundado em 1298 por D. Lourenço Afonso, Mestre de Avis, e, em 1486, recebeu foral.
Nas terras deste concelho crescem aloendros, ou alandros, cuja madeira é usada no artesanato local, e daí a origem do topónimo.
O concelho de Alandroal, localiza-se no distrito de Évora, em pleno Alentejo Central, sendo servido pelas EN 373 e a EN 255. Geograficamente, faz fronteira com Espanha através da margem direita do Grande Lago de Alqueva, e abrange uma área de aproximadamente 545 km2 repartidos por quatro freguesias.
Destacando-se a presença de um vasto património, com relevância histórica, religiosa e cultural, o qual denota a sua genuinidade e tipicismo através das suas construções em Xisto, é palco de ricas tradições, entre as quais os cantares dos reis, a elaboração de pratos tradicionais relacionados como o peixe do rio e a já mencionada feitura de peças de artesanato em madeira de ALANDRO.
É ponto de honra proporcionar a quem o visita uma experiencia única e memorável.
Bem-Vindo ao Alandroal.
------
Esta Cache está englobada num conjunto de caches destinadas a georeferenciar alguns pontos interessantes e por vezes despercebidos deste bonito e acolhedor concelho Alentejano.
Como é nosso timbre, convidamos-vos a visitar cada local, a apreciar cada particularidade arquitetónica e cada pormenor da história de cada um dos pontos de passagem deste passeio. Registe o momento e partilhe com a comunidade GeoCaching.
PONTO 1 . PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO | FONTE DA MISERICÓRDIA
DESCRIÇÃO
Arquitetura infraestrutural, setecentista. Fonte de espaldar. O seu espaldar, em mármore, é muito depurado, salientando-se o remate em frontão contracurvado.
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO
Séc. 18
CRONOLOGIA
1782 - Construção da primitiva fonte substituindo um antigo poço;
1872 - Construção da atual fonte em substituição da primeira.
------
PONTO 2 . PATRIMÓNIO ARQUITETÓNICO | FONTE DAS BICAS
DESCRIÇÃO
Fonte barroca, de caixa rectangular com frontispício de pilastras rematado por fogaréus nos ângulos e dois bustos laureados ladeando o escudo real ao centro. O inovador sistema hidráulico no qual o caudal era igualmente aproveitado para a rega dos pomares e hortas do arrabalde. No tabuleiro da Fonte encontram-se gravados cinco tabuleiros de Alquerque de Nove, antepassado do Jogo das Damas. Destaque para a sua localização, no centro da vida comunitária da vila, revestindo o monumento uma importância simbólica muito forte para toda a população, funcionando como ponto aglutinador.
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO
Séc. 17 / 18
CRONOLOGIA
1708 - Já existiria a fonte, embora seja apontada como obra tardia do reinado de D. Pedro II;
Séc. 18 - O vasto manancial de água que alimenta a fonte levou a que se construísse ali um lago para aproveitamento da água para rega dos pomares e hortas do arrabalde da vila, considerada de superior qualidade, e à qual eram atribuídas propriedades termais; devido à abundância de águas em toda a vila existiram nos seus arredores dois pântanos que foram tapados para segurança da população e sobre cujas obras de enchimento se ergueram dois padrões comemorativos reveladores da importância que tal medida teve para a população;
1786 - 1790 - Reparações levadas a cabo pela Câmara Municipal; construção da actual caixa de alvenaria;
1778 - Construção anexa à fonte do lago ou tanque de lavagem do povo que existiu até ao princípio deste século.
ARQUITECTO/CONSTRUTOR/AUTOR
José Pereira e Nicolau da Rocha
A AVENTURA:
- Propomos um passeio pela zona nobre e por dois dos espaços mais relevantes do património religioso desta vila do Alandroal;
- Visite os pontos indicados, nas coordenadas fornecidas, e procure as respetivas respostas às questões descritas abaixo;
- Considere o Ponto de Estacionamento indicado. Poderá tornar o passeio mais rápido;
- Utilize o mapeamento GPS, tornará o passeio mais confortável;
- Estimamos que esta Multi-Cache possa demorar no máximo 30 minutos a completar;
- Divirta-se.
O DESAFIO:
1. Propomos que visite cada um dos pontos indicados;
2. Em cada um dos locais encontre a resposta à pergunta correspondente:
- PONTO 1 - A = Em que dia se eregeu esta fonte?
- PONTO 2 - B = Nesta fonte que todos observam, quantos olhos de pedra nos observam a nós?
O DESTINO FINAL:
3. Agora é fazer contas e encontrar as coordenadas finais …
N 38° 41.(952-B) W 007° A.0(A+6)
Tome Nota:
- Considere os atributos indicados. Podem ser uma boa ajuda;
- Seja discreto e tenha atenção aos Muggle’s que possam eventualmente estar a observa-lo. A manutenção desta cache para os próximos visitantes depende disso;
- Preserve o Container, manuseando-o com cuidado e voltando a coloca-lo no exato sitio onde o encontrou;
- Esta Cache não contem material de escrita. Deve levar material de escrita consigo;
- Respeite o espaço e as regras do Geocaching não danificando o local, nem deixando qualquer tipo de resíduos/lixo;
- Divirta-se!
Sinta-se convidado a conhecer as nossas Geo-Aventuras: As que vivemos alegremente e as que propomos humildemente. Encontre-nos «aqui»!