Não encontrei muita informação sobre esta fonte e lavadouro, mas em conversa com um casal que vive perto do local, fiquei a saber que foi mandada construir pela Junta de Freguesia dos Milagres e concluída em 1954, sendo conhecida por Fonte do Ribeiro, por ali ter passado durante muitos anos um ribeiro, que alimentava o lavadouro e onde os habitantes das Figueiras vinham tomar banho.
O local mantém-se ainda com alguma dignidade, sendo regularmente limpo, mas já não tem a utilização que teve noutros tempos, em que as mulheres da aldeia vinham aqui buscar água e lavar roupa.
Esta obra impressiona não só pela magnitude da construção, mas pelo desenho arquitetónico, bem ao estilo do Estado Novo. É uma construção inédita, nunca tendo eu visto algo de semelhante.
Este local foi descoberto aquando da visita à cache Tempos de Antigamente, que entretanto foi arquivada.
O acesso faz-se pelo ponto indicado e a caminhada não demora mais que 10 minutos. O conteúdo inicial da cache tem caderno de registos, alguns objetos para troca e um trackable. Peço que deixem tudo como estava e o contentor bem fechado, para não entrar humidade, e que não revelem fotos da cache. Tenham cuidado na abordagem à fonte, pois basta um descuido ou uma escorregadela para dar um tombo que poderá causar lesões graves.
|