Skip to Content

<

Estrada Romana de Abraveses

A cache by Betox Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/29/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


ESTRADA ROMANA DE ABRAVESES

A Freguesia de Abraveses, com os seus quase 1.200 hectares de extensão, apenas a 3 Kms do Centro da cidade de Viseu, está intimamente ligada ao percurso histórico da cidade de Viseu, da qual aliás actualmente faz parte. A sua localização é excelente por se estender ao longo da ligação entre Viseu e Castro Daire e Viseu a São Pedro do Sul.

Por Abraveses passava já a histórica via romana chamada dos almocreves, que ligava Viseu ao Porto, passando pela Ribeira, pela Lava e seguindo de Abraveses para Moselos, Travanca, Bodiosa, Gumiei e São Pedro do Sul. Esta estrada bifurcava-se na Ponte de São Pedro do Sul, para o Minho (Braga). É fácil compreender a importância que tinha esta povoação, logo á saída ou entrada da cidade.Perto ficavam os núcleos castrejos pré - históricos de Santa Luzia e Senhora do Castro.

O Monte de Santa Luzia onde se situa o Castro, foi até ao século XIX conhecida como Monte de São Gens, um Santo a quem era devotada a capela que hoje tem a evocação de Santa Luzia.
Ali ter-se-ia implantado o povoamento inicial da área de Viseu, provavelmente já entre os séculos X e VIII a.c.. Foi um povoamento amuralhado e ainda apresenta vestígios de muralha. No entanto, o povoado parece ter sido abandonado, talvez por volta do século I d.c, quando os Romanos optaram por organizar um novo Centro político-administrativo e religioso que deu origem á urbe romana de Viseu. Uma das características deste povoado pré-histórico é a sua especialização artesanal do fabrico de objectos de bronze e provavelmente de ferro, como parece demonstrar a abundância de pequenos objectos encontrados entre os quais dois fragmentos de cadinhos de fundição.

Em 1991, Abraveses tinha uma população que não excedia os 6.000 habitantes. Já então era uma freguesia próspera onde se instalavam oficinas e empresas de todos os ramos, mas especialmente dos sectores do mobiliário e confecções. Actualmente, Abraveses, tem uma população residente que totaliza os 8.025 indivíduos. Isto traduz um acréscimo demográfico notório e que se aproxima dos 50%. Mas o crescimento urbano é ainda mais visível.

O objectivo desta cache é dar a conhecer este pequeno trajecto da já referida via romana que apesar de muitas promessa e muitas vozes continua desconhecido para a maior parte das pessoas e á espera de melhores atitudes na sua promoção.

A CACHE

A data não é precisa, terá sido no fim de Outubro coincidente com o fim das colheitas e cobrança de Impostos que era levada a cabo pelo Império Romano. Durante o transporte dos mesmos para Bracara Augusta – Entreposto Comercial da Península, Viriato e os seus homens levaram a cabo um assalto audaz para a época. Assaltaram a coluna militar que fazia a proteção ao transporte. Durante a fuga e por segurança, esconderam o Tesouro em zona segura mas incerta. Apenas Viriato sabia do seu paradeiro e deixou-nos este manuscrito que não conseguimos decifrar.


Caberá a ti descobrir o Tesouro.
No local inicial procura o teu Ponto Base, depois segue as indicações:

 

Norte Δ S 0º Δ S 0.(Δ N+Δ SW) (Δ S+ Δ SW) (Δ S -Δ SW)

West 00Δ NWº 5 Δ S. (2xΔ S) (Δ N-1)(Δ S -Δ SW)

Agora que já desvendaste as coordenadas verificas, pois vais necessitar de mais alguma informação fornecida no checker

 A CACHE ENCONTRA-SE NO LOCAL COM AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO.

 

This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

120 Logged Visits

Found it 103     Didn't find it 1     Write note 15     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 14 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.