Numa breve pesquisa pelas caches arquivadas da zona, deparei-me com uma multi-cache bastante interessante( https://www.geocaching.com/geocache/GC1PCE8_a-gruta-d-arruda)
A cache deixou-me curioso quanto ao local e à lenda, e por isso, assim que pude, arranjei maneira e companhia para visitar o local de forma a ponderar a colocação de uma cache.
Seguindo os waypoints que o antigo owner nos deixou, que eram os que subiam pelo leito do ribeiro, tivémos de abrir caminho pelo meio das silvas que já tinham fechado o percurso.
(a esta altura a passagem já deve ser mais cómoda)
No fim do caminho, não há que enganar, a gruta apresenta-se diante de nós no meio da parede de calcário.
Entrámos entusiasmados e percorremos os primeiros 20 metros onde colocámos a cache. Sozinhos e sem experiência nestas aventuras decidimos não avançar mais.
(pouco tempo depois, antes de publicar a cache, voltei com o clcortez para avaliar as condições do local em termos de presença de morcegos, para saber se eventualmente seria necessário condicionar o acesso à cache nos periodos de hibernação; e em termos de perigosidade do local, pois desconheciamos a existência de poços)
Chegámos à conclusão que a gruta reunia todas as condições para uma visita em segurança e para uma visita sem grandes perturbações aos seres vivos nela existentes! Existe a possibilidade da gruta ficar alagada pelo que, leiam os avisos e levem material adequado.
Desta forma, graças aos geocachers Rafael alex e clcortez, a quem tenho de deixar um especial agradecimento, esta cache está no local e pronta a ser descoberta.
A cache está por isso dentro da gruta nas coordenadas indicadas, a cerca de 20 metros da entrada da gruta, mesmo antes do teto ficar mais baixo.
É um container small, com espaço para logbook, lápis, pequenos brinquedos e Tb's.
Atenção aos avisos e à dica.
Tenham cuidado e respeitem todas as indicações para que se divirtam e para a longevidade desta cache.
|