Paisagem Geológica Magmática EarthCache
Paisagem Geológica Magmática
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (other)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.

O monte de S. Bento onde esta cache se situa é um local de uma paisagem muito peculiar, está semeada de grandes blocos de granito arredondados por todo o lado e que sempre me fascinaram pela sua dimensão e formas tão curiosas. Estar ali naquela espaço leva-nos a querer saber mais sobre aquela paisagem e foi por isso que decidi reunir nesta earthcache apenas um pouco de informação sobre as características das rochas que lhe deram origem, bem como se processou a sua formação. Sem me querer alongar muito no conteúdo cientifico, limitei a matéria aos aspectos que achei essenciais para uma melhor compreensão da paisagem por onde passeamos. Obrigado pela vossa visita.
A diversidade das paisagens geológicas |
As paisagens geológicas são paisagens naturais, resultantes de processos geológicos. Conforme o principal tipo de rocha que a constitui, as paisagens geológicas classificam-se em:
- Magmáticas
- Sedimentares
- Metamórficas
As rochas magmáticas ( ou Ígneas ) resultam do arrefecimento e solidificação do magma. Podem ser:
- Rochas plutónicas, intrusivas ou de profundidade - se o arrefecimento do magma foi lento e em profundidade ( ex. Granito )
- Rochas vulcânicas, extrusivas ou de superfície - se o arrefecimento for rápido e à superfície ( ex. Basalto ).
Como os vários minerais que constituem as rochas têm comportamentos diferentes face às variações de temperatura a que são sujeitos, as rochas fracturam-se de modos diversos adquirindo formas muito particulares, como as formas em colunados basaltos e os blocos arredondados dos granitos.
|
Formação da paisagem ( Caos de blocos ) |
O caos de blocos é uma paisagem de origem granitica. A formação desta paisagem começa nas câmaras magmáticas, em profundidade. Aí, o granito ao arrefecer começa a ceder por alívio de pressão e fractura-se em grandes paralelepípedos perfeitos. A estas fracturas sem movimento chamamos de Diacláses.
Por acção de dobras ou fallas a câmara magmática aparece à superfície e a erosão começa a actuar com maior facilidade nas fracturas ( diacláses ). Os vértices e arestas dos paralelepípedos começam a arredondar e passados milhões de anos , estes viram esferas. O granito, por ser uma rocha plutónica, é de uma enorme resistência à erosão e fica em saliência relativamente ao resto da paisagem. Por fim, estes grandes blocos, aparentemente dispersos pela serra, deslizam pela ribanceira a baixo, originando o caos de blocos.
|

Referências bibliográficas e fotos retiradas de: Ciências Naturais 7º Ano ; publicação de saraciênciasnaturais7 ; publicações de Mariana Correia.
Para reclamar esta cache como encontrada deverá enviar um e-mail com as respostas corretas das seguintes perguntas: |
1 - Tendo em conta a observação dos blocos que se encontram perto do GZ, que tipo de rocha dirias que é o granito, intrusiva ou extrusiva ?
2 - Sobe ao miradouro e vai até ao extremo da passagem. No GZ é possível observar com facilidade a paisagem do caos de blocos ?
Envia as respostas via email e poderás dar a earthcache como encontrada de seguida. Não é obrigatório, mas fotografias do local salvaguardando que não denunciem as respostas e tiradas durante a vossa visita serão muito bem vindas, obrigado.
|
Additional Hints
(Decrypt)
Inv ngé à cbagn qb zvenqbheb.