Skip to Content

<

The Trails of Portus de Auren - B65

A cache by bmps2003 & Abelha Maya Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/01/2017
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size: large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation
Flag Counter

The Trails Of Portus de Auren

O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, encontra-se num local especial e, torno de uma fonte de água. Um local onde os romanos, visigodos e Muçulmanos desfrutaram da magnifica paisagem que aquele monte sobranceiro á cidade de Ourém tem para oferecer.

Esta antiga fortificação Muçulmana foi conquistada por D. Afonso Henriques em 1136 e foi daqui que passados 249 anos, Nuno Alvares Pereira partiu para a batalha de Aljubarrota, e por aqui vais passar para também tu apreciar a paisagem.

Irás percorrer em modo Todo-terreno, percorrer trilhos muito bonitos no meio de oliveiras, eucaliptos, amendoeiras e até velhos e modernos moinhos eólicos onde puderam parar o vosso cachemobil para ouvir o vento a atravessar as montanhas e apreciar as fantásticas paisagens que esta zona tem para oferecer.

A Origem de Auren (Ourém):

O concelho recebeu foral em 1180, atribuído pela infanta D. Teresa de Portugal, Condessa da Flandres, filha do rei D. Afonso Henriques e da rainha Mafalda de Saboia. Nesse documento refere-se que aquele lugar se chamava em latim Auren.

No documento de doação do eclesiástico em 1183 por D. Teresa, afirma-se que o local onde foi construído o castelo anteriormente se chamava Abdegas: "Aprouve-me fazer testamento do eclesiástico de Ourém, que antes se chamava Abdegas". No entanto, no foral de Leiria de 1142 a palavra Ourém (Portus de Auren) já era referida, pela primeira vez, como limite territorial do termo de Leiria, e parece indicar um curso de água, correspondente à ribeira de Seiça. Em 1159 na doação do Castelo de Ceras, e em 1167 num documento do Bispo de Lisboa a D. Afonso Henriques sobre uma disputa territorial com os Templários, tinha voltado a aparecer Portus de Auren.

A palavra Portus significava uma travessia de um rio ou ribeiro. A comparação dos documentos leva a concluir que o "Porto de Ourém" se situava entre a Sabacheira e Seiça. Por isso, é de crer que inicialmente a palavra Auren designasse apenas a ribeira com os seus terrenos adjacentes.

O núcleo histórico desenvolveu-se em torno do Castelo de Ourém, que teve no tempo de D. Afonso de Bragança, 4.º Conde de Ourém, um período de grande desenvolvimento e após ser atingida pelo Terramoto de 1755, a cabeça do concelho mudou-se para a Vila Nova.

Foi incendiada pelo Exército Francês durante a Terceira Invasão Francesa no final de 1810, tendo sobrado, apenas, algumas casas e em 1841 a sede do concelho passou da zona histórica do castelo para o vale onde se encontra atualmente, para a Vila Nova.

Desde a primeira metade do século XIX até à sua elevação a cidade em 20 de Junho de 1991, era conhecida como Vila Nova de Ourém ficanto até a atualizade apenas Ourém.

O Percurso:

Kilómetros Totais: 52km
Número de Waypoints: 145
Limite minimo de Combustivel: 60km
Local de Inicio: Cidade de Ourém, Concelho de Ourém
Local de Fim Algures com vista para o concelho de Ourém
Altitude Máxima: 484 Metros acima do Nível do mar
Altitude Minima: 154 Metros acima do Nível do Mar

Gráfico Altimetria:

A Cache:

Para chegares ao fim desta cache terás que percorrer o caminho delineado guiado pelo roadbook que está acima para download (PDF).

Durante o percurso existem vários pontos para recolher informações, afim de se calcular algumas coordenadas, algumas apenas de guia (não obrigatórias) e outras de carácter obrigatório para conseguires progredir na tua aventura.

Para esta aventura, aconselhamos que o teu cachemobil seja de tracção 4x4 afim de conseguir ultrapassar algumas dos desafios com que se irão deparar, sendo esses desafios fáceis e acessíveis a qualquer 4x4.

Existe uma passagem a Váu, ao qual terão que ter em atenção consoante a época do ano que fazem esta cache. Maioritariamente o percurso é em estradas de terra, mas existe alguns troços em Asfalto e alguns cruzamentos onde deverão ter extra cuidado.

Existem em alguns pontos uma coordenada de controlo, esta serve para em caso de perca, voltarem a um ponto onde possam seguir o roadbook novamente.

Existe um ponto físico de paragem obrigatório, pois este contem para além de um parcial do roadbook, a formula para o conteiner final e abertura de cadeado. Neste ponto deverão recolher e levar esse documento convosco, documento esse que servirá de recordação desta viagem. Tem um local para carimbo

Dentro do conteiner final existe logbook, Stashnote, carimbo, itens de troca e TB´s, pedimos que deixem o conteiner bem escondido de forma a que dure por muitos anos.

SOLICITAMOS que caso detectem algum erro em algum dos pontos, que nos contactem via email com as informações afim de pudermos corrigir prontamente.

DESCARREGAR ROADBOOK (PDF em PT)

(Versão 1.3 corrigida a 20/05/2018)

ATENÇÃO!!!

Pedimos que sejam conscientes ao executar esta cache, isto não é nenhuma corrida, apenas uma aventura em que terão que ser conscientes para que durante o percurso e no final possam desfrutar de excelentes paisagens.

Não nos responsabilizamos por quaisquer incidentes ocorridos, cada um é responsável por si próprio.

Não nos responsabilizamos por eventuais alterações imediatas no percurso, tanto de carácter humano como natural, que possam eventualmente dificultar o percurso, mas claro, que vos iremos ajudar o melhor possível nessa possível situação!

Esta aventura deverá ser feita respeitando todo o código da estrada.

Boas Cachadas!

Additional Hints (Decrypt)

Cbagb Vavpvny - Vavpvne b Ebnqobbx - Obn Niraghen
Cbagb Svfvpb 1 - Qrfpre, sraqn
Cbagb Svfvpb 2 - Onfgn byune cnen zvz r ire baqr cregraprf
Cbagb Svany - Ab cbagb Svfvpb 2

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

54 Logged Visits

Found it 42     Write note 3     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 6     

View Logbook | View the Image Gallery of 126 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.