Skip to content

Scouts@Lourinhã Mystery Cache

Hidden : 06/01/2017
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

SCOUTING FOR BOYS

 

Historia do Escotismo

 

 

Em 22 de Fevereiro de 1857, nascia em Londres Robert Stephenson Smith Baden-Powell, sexto filho de um professor em Oxford que faleceu quando Robert tinha apenas três anos, deixando sete filhos, dos quais o mais velho tinha treze anos. 

Apesar das dificuldades pelas quais a família passou, era muito unida. De tal forma que, todos os anos, durante as férias do Verão, Robert ia acampar com os irmãos mais velhos. Era o seu amor pela aventura e pela Natureza a revelar-se tão cedo! 

Aos dezanove anos, B-P (iniciais de Baden-Powell) acabou os estudos e foi para a Índia como militar.
As promoções de B-P eram tão regulares que ele se tornou famoso. 
Em 1899, Baden-Powell tinha sido promovido a coronel e estava na África do Sul. 

Aí, recebeu ordens de marchar para Mafeking. Durante 217 dias (a partir de 13 de Outubro de 1899) B-P defendeu Mafeking cercada por forças superiores do inimigo, até que tropas de socorro conseguiram finalmente chegar. 
B-P, promovido agora ao posto de major-general, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas. 

Em 1901, regressou da África do Sul para a Inglaterra e descobriu que a sua popularidade dera relevo ao livro que escrevera para militares: Aids to Scouting (qualquer coisa como "Ajudas à Exploração Militar / aos Batedores / Sapadores"). 
O livro estava a ser usado nas escolas masculinas. 

B-P viu no sucesso do seu livro um desafio. Ele podia ajudar a juventude. 
Se um livro para adultos sobre as actividades dos batedores/exploradores podia exercer tal atracção sobre os rapazes, outro livro, escrito especialmente para eles poderia despertar muito maior interesse! 

Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África entre os zulus e outras tribos. 

Lenta e cuidadosamente, B-P foi desenvolvendo a ideia do escutismo. Queria estar certo de que podia ser posta em prática. Por isso, no Verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escuteiro que o mundo presenciou. 
Foi um êxito! 

Nos primeiros meses de 1908, lançou em fascículos o seu manual de treino, o "Escotismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria por em acção um movimento que afectaria a juventude do mundo inteiro. 
Mal tinha começado a aparecer nas livrarias, logo surgiam patrulhas e "tropas" escuteiras não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países. 

O movimento cresceu tanto que em 1910, B-P compreendeu que o Escutismo seria a obra da sua vida. Ele podia fazer mais pelo seu país a criar uma nova geração de bons cidadãos do que soldados. Pediu então demissão do exército e ingressou na sua "segunda vida", como costumava chamá-la, por meio do Escutismo

Em 1912 fez uma viagem à volta do mundo para contactar os escuteiros de muitos outros países, para fazer do Escotismo uma fraternidade mundial. 

A Primeira Guerra Mundial (1914-18) interrompeu este trabalho, mas em 1920, os escuteiros de todas as partes do mundo reuniram-se em Londres para a primeira concentração internacional de escuteiros: o Primeiro Jamboree Mundial

No dia em que o Movimento Escotista completou os 21 anos contava com mais de 2 milhões de membros em praticamente todos os países do mundo. 
Nesta ocasião, o rei Jorge V elevou B-P a lorde, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas para todos os escuteiros ele continuou e continuará sempre a ser B-P, o Escoteiro-Chefe-Mundial

Depois dos 80 anos, B-P regressou a África, ao Quénia, com a sua esposa, Lady Baden-Powell, uma entusiástica colaboradora e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (Guias), movimento também iniciado por Baden-Powell. 

Foi lá que morreu, a 8 de Janeiro de 1941 quando faltava pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade. 

 

Escotismo em Portugal

 

  Em Portugal, o escotismo surge via Hong Kong e Macau em 1911, com um grupo de boy-scouts fundado pelo então Tenente Álvaro de Melo Machado, com o 1º Grupo em território continental Português na Associação Cristã da Mocidade e 2º Grupo na Lapa, hoje na Ajuda, a aparecerem em 2014, ambos ainda em atividade, sendo com o 3º Grupo constituída a Associação dos Escoteiros de Portugal - Escotismo para Todos, em 1913 chefiada pelo pelo então Tenente Álvaro de Melo Machado. Em 1923 foi fundado o Corpo Nacional de Escutas — Escutismo Católico Português. Porque o Estado Novo não apoiava a Associação dos Escoteiros de Portugal, foi através do Corpo Nacional de Escutas que o Movimento chega às então províncias ultramarinas portuguesas: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, MoçambiqueSão Tomé e Príncipe e Timor-Leste. As ocupações militares e situações de guerra civil que dominaram estes países nos cerca de 20 anos após as respetivas independências foram responsáveis pelo quase desaparecimento do Escutismo nesses países, tendo, no entanto, ressuscitado e estando hoje em franco desenvolvimento, ajudado pelas associações congéneres portuguesas e brasileiras.

Os regimes totalitários nunca se deram bem com o Escutismo, que apregoa a responsabilidade individual, a democracia e a paz. O Escutismo foi suprimido em todas as ditaduras comunistas, bem como na maior parte das ditaduras de outro cariz, como por exemplo, na Espanha falangista, na Alemanha nazi, na Itália fascista, etc.

Em Portugal, o Movimento Escutista chegou a ser suprimido pela ditadura de António de Oliveira Salazar, mas a pronta intervenção do Arcebispo de Braga Dom Manuel Vieira de Matos, fundador do Corpo Nacional de Escutas, permitiu que se voltasse atrás nesta decisão, o que salvou tanto o Corpo Nacional de Escutas como a AEP de sofrerem o mesmo destino das suas congéneres espanholas. O Escotismo em Portugal, embora com limitações e a concorrência da associação juvenil estatal, continuou a cumprir a sua missão educativa.

Existe hoje em Portugal o CNE (Corpo Nacional de Escutas), a AEP (Associação de Escoteiros de Portugal), as AGP (Associação Guias de Portugal). Dentro do movimento do CNE existe ainda os escuteiros maritimos, escoteiros do ar (Samouco) e a FNA (Fraternidade Nuno Alvares - Escutismo para adultos).

Reconhecido como Utilidade Publica pelo Governo Português, e considerado o maior movimento mundial de jovens, o Escotismo ja conta com mais de 75 mil associados em portugal ( CNE, AEP e AGP) e ja passa os 30 milhões de associados a nivel mundial.

 

 

 

 

Os dez artigos da Lei Escoteira (versão traduzida da original escrita por Baden-Powell):

 

 

1-A Honra, para Escoteiros, é ser digno de confiança. 2-O Escoteiro é leal ao Rei, a sua pátria, aos seus escotistas, aos seus pais, aos seus empregadores, e as seus subordinados. 3-O dever para o Escoteiro é ser útil e ajudar o próximo. 4-O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros, não importando, que país classe ou credo, que o outro possa pertencer. 5-O Escoteiro é cortês. 6-O Escoteiro é amigo dos animais e plantas. 7-O Escoteiro obedece às ordens dos seus pais, do seu monitor ou do seu chefe escoteiro. 8-O Escoteiro sorri e assobia sobre todas dificuldades. 9-O Escoteiro é sóbrio econômico e respeita o bem alheio. 010-O Escoteiro é limpo no pensamento,na palavra e na ação.

 

 

 

 

Movimentos Escutistas na Lourinhã

CNE - Corpo Nacional de Escutas  (Agrupamento 489 e um Nucleo da FNA)

 

CACHE

Esta cache faz parte de uma série espalhadas pelo mais diversas freguesias onde o Escotismo está presente.

As caches por norma estão em locais proximo das delegações correspondentes,  por vezes muito movimentados, assim seja o mais discreto possiveis para garantir a sua continuidade.

Os niveis de dificuldade é baixo para ser facil de encontrar, logar e esconder discretamente.

 

 

 

ENIGMA: N 39º 14.(G,A.B) W 009º 18.(F,G,A)

 

 

 

Translation
GC76JVN Scouts@Lourinhã



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Ab TrbPurpx

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)