CÂNTARO MAGRO
O Cântaro Magro é um dos monumentos naturais mais icónicos da Serra da Estrela. Com algum cuidado, e pouca sensibilidade a vertigens, é possível chegar ao topo da formação rochosa.
IUVENTUS
Na Lusitânia, a iuventus designava uma elite de jovens guerreiros que eram preparados para a defesa dos castros. O nome está também associado a rituais de passagem geracionais, relacionados com desafios físicos e espirituais. Pelos Montes Hermínios, um desses desafios poderia ser a ascensão do mítico Cântaro Magro, enfrentar a noite estrelada, celebrar a vida e renascer com o sol.
Pela sua posição privilegiada, o Cântaro Magro é um local fantástico e memorável para se assistir ao nascer do sol! Todos os dias são bons para se viver esta experiência, mas aquando do solstício de verão é ainda mais especial.
ACESSO
O acesso ao topo do Cântaro Magro pode ser realizado através de um trilho escarpado a partir do ponto de estacionamento, ilustrado na seguinte
imagem (o percurso a tracejado não é visível do local). Não implica necessariamente material de escalada, mas exige cuidado e experiência em situações semelhantes. É preciso usar as mãos em, pelo menos, dois pontos mais técnicos para ultrapassar os obstáculos. É desaconselhado o acesso em modo solitário. Devem ser seguidas as mariolas e se percurso parecer demasiado perigoso ou exposto é porque não será por ali.
sunrise@CântaroMagro
De forma a validar o registo, o geocacher deverá:
-
estar nas coordenadas da cache aquando do nascer do sol;
-
levar um objeto pessoal simbólico (totem) para assinalar a sua iuventus;
-
registar o momento através de uma foto em que sejam visíveis o totem e o nascer do sol;
-
colocar a foto e descrever o totem no log.
Como tarefa opcional, o geocacher poderá ainda, nas coordenadas da cache, encontrar o manuscrito original da história que inspirou o sunrise@CântaroMagro e registar o momento.
Os registos que não cumpram as condições anteriores serão eliminados.
Os geocachers deverão atender às características, horário e localização da cache, levando calçado, roupa e os adereços que considerarem adequados para o seu bem-estar e segurança.
“A lua iluminava completamente o cântaro, nem precisamos de lanternas. Ainda melhor, quando desapareceu (lá para as 3 da manhã), deixou o céu pintado de estrelas, um cenário que não pode ser descrito por palavras. Brutal. Seguiu-se o momento alto, o nascer do sol. Muitas fotos depois lá fomos à procura da cache para registar a nossa passagem. Um dia certamente para ficar na memória.”
d3vil, in Cântaro Magro
Virtual Reward - 2017/2018
This Virtual Cache is part of a limited release of Virtuals created between August 24, 2017 and August 24, 2018. Only 4,000 cache owners were given the opportunity to hide a Virtual Cache. Learn more about Virtual Rewards on the Geocaching Blog.