Mina d’Ouro da Adiça/Falha Vale Inferior do Tejo
Poderás verificar neste local uma depressão na arriba fóssil que provavelmente coincidirá com a Mina de ouro da Adiça e o local, por onde passa a falha do Vale Inferior do Tejo.
Como se formou o Ouro na Adiça?
A meteorização de rochas auríferas a montante desta zona (provavelmente na Beira Baixa e Espanha) e posterior erosão, transporte e deposição na Adiça, em condições propícias locais, fez com que a mina fosse uma das mais importantes do País antes dos Descobrimentos.
As areias com cascalho da Adiça (Conglomerado de Belverde?) estavam cobertas por 1 a 4 m de areia estéril e tinham teores em Au da ordem dos 9g/m3 em espessuras de 0,2 a 0,4 m.
O ouro surge associado a um conglomerado (de Belverde), tal como sucede nas Portas do Ródão na mina do Conhal do Arneiro e em Espanha em Las Médulas.
O troço do Rio Tejo compreendido entre Vila Nova da Barquinha e o Barreiro é rectilíneo devido à Falha do Vale Inferior do Tejo, onde o rio se instalou.

Esta falha continua pela Península de Setúbal na direcção Corroios- Adiça e prossegue na direcção do mar-Canyon de Lisboa.
É uma falha com sismicidade histórica. Outrora, o leito do Rio Tejo ocuparia toda a Falha do Vale Inferior do Tejo e depositou na Adiça o ouro que transportou.
Mais tarde o Tejo ocupou desde o Mar da Palha até à Foz uma outra falha:
A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é um estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo.
Ou seja, é a determinação das dimensões das partículas do agregado e das suas respectivas percentagens de ocorrência.
O principal objectivo é conhecer a distribuição granulométrica do agregado e representá-la através de uma curva. Possibilitando assim a determinação de suas características físicas.

A análise granulométrica pode ser realizada:
Por peneiramento, quando temos solos granulares como as areias e os pedregulhos;
Por sedimentação, no caso de solos argilosos;
Pela combinação de ambos os processos;
Por difração de laser;
Por imagem (fotografia e software de análise granulométrica).
A Falha do Gargalo do Tejo encontra-se numa Praia, para fazer uma análise granulométrica, vai ter de verificar no local o tamanho (granulometria) dos grãos de areia, para o auxiliar tem a seguinte escala:
