O Porto Santo é caracterizado pela sua grande e rica diversidade geológica, do ponto de vista científico, turístico, didático, caraterísticas que conferem a este destino turístico uma geomorfologia muito peculiar, albergando formações geológicas únicas. O Geoparque do Porto Santo oferece um conjunto de sítios de relevância geológica (geossítios) de relevo, de especial importância científica, raridade e beleza, representativa desta ilha e da sua história geológica. Do ponto vista geológico, a ilha do Porto Santo é formada por um conjunto de complexos vulcânicos de composição diferenciada, nas zonas Nordeste e Sudoeste e por rochas sedimentares que ocupam a parte central e a costa Sul. É uma ilha relativamente plana com alguns relevos, sendo o mais elevado o Pico do Facho, com 517 metros Na região centro-ocidental apresenta uma área aplanada, com depósitos eólicos areno-calcáricos, a qual separa os relevos vulcânicos da parte ocidental e oriental. A costa sudeste é baixa e arenosa, as restantes costas são relativamente escarpadas formando arribas geralmente inacessíveis, onde se pode observar um conjunto de filões imponentes.
Eolianitos da Serra de Fora No litoral oriental do Porto dos Frades ocorrem rochas – Eolianitos, que recobrem também cerca de 1/3 da Ilha do Porto Santo. Esta formação, apresenta uma cor amarelo-esbranquiçada e é composta essencialmente por fragmentos de conchas de micro-organismos marinhos, moluscos e algas calcárias, aos quais se juntaram, posteriormente, conchas de várias espécies de caracóis. Estas antigas areias marinhas foram depositadas por fortes ventos sob a forma de enormes dunas. Nestas antigas dunas encontram-se também, fossilizados, ossos de aves e evidências da antiga vegetação que em tempos as recobria, chamadas de rizoconcreções.
Todo este setor litoral tem estatuto de proteção no âmbito da Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo (Sítio da Rede Natura 2000 – Ilhéus do Porto Santo) . https://portosantoverde.wordpress.com/patrimonio-natural/geodiversidade/
Trata-se de um ambiente : areias de acumulação de fragmentos de conchas de micro-organismos marinhos, moluscos e algas calcárias
Litologia dominante : a componente não terrígena corresponde aos sedimentos resultantes da fragmentação de conchas de micro-organismos marinhos, moluscos e algas calcárias.
Podem ser encontrados vários tipos de fosseis tais como : somatofósseis de foraminíferos, moluscos e algas calcárias. Subfósseis de moluscos terrestres e de aves marinhas.

A zona costeira da Serra de Fora, localizada no setor E da ilha do Porto Santo, apresenta no litoral oriental do Porto dos Frades espessas rochas calco-areníticas, as quais se incluem na designada Formação Eolianítica, que ainda recobre cerca de 1/3 da ilha (CACHÃO, 2009, não publicado). Esta Formação, de idade Quaternária, apresenta uma cor amarelo-esbranquiçada e é composta essencialmente por fragmentos de conchas de micro-organismos marinhos, moluscos e algas calcárias, aos quais se juntaram, posteriormente, conchas de variados gastrópodes terrestres (CACHÃO, 2009, não publicado). Neste local, as areias eólicas consolidadas em dunas ainda apresentam estratificação horizontal, oblíqua ou entrecruzada que permitem determinar a direção e o sentido dos ventos no passado (RIBEIRO & RAMALHO, 2009). Estes edifícios dunares encostados contra as encostas de paleo-arribas remontam à última glaciação (Wurm) (CACHÃO, 2009, não publicado). A consolidação das dunas deve-se à dissolução, pela água das chuvas, do carbonato de cálcio dos fragmentos das conchas, que depois de precipitado funciona como um cimento que aglomera os grãos (RIBEIRO & RAMALHO, 2009).

Nestas antigas dunas encontram-se também, fossilizados, ossos de aves marinhas e de vertebrados e ainda evidências da antiga vegetação que em tempos as recobria, as rizoconcreções (CACHÃO, 2009, não publicado).
Também no Porto dos Frades regista-se a existência da indústria da Cal, confirmada pelo edifício de apoio e forno da cal lá existentes.
Todo este setor litoral tem estatuto de proteção integrado na região envolvente ao Ilhéu de Cima, no âmbito da Rede de Áreas Marinhas Protegidas do Porto Santo (Sítio de Importância Comunitária PTPOR0001 – Ilhéus do Porto Santo) sob a tutela do Parque Natural da Madeira.
Para que o teu log seja considerado é necessário responderes às seguintes questões:
1- Qual o ambiente dominante nesta área?
a) Plutónico
b) Vulcânico
c) Sedimentar
d) Metamórfico
2- Este é um ambiente de transição
a) Sedimentar antigo Marinho
b) Sedimentar actual Marinho
c) Sedimentar antigo misto-transição
d)
Sedimentar actual misto-transição
e)
Sedimentar actual Continental
f)
Sedimentar antigo Continental
g) Vulcânico antigo Marinho
h) Vulcânico actual Marinho
i) Vulcânico antigo misto-transição
j) Vulcânico actual misto-transição
k)Vulcânico actual Continental
l)Vulcânico antigo Continental
4- A estratigrafia apresenta descontinuidade :
a) Não
b) Sim.
Se escolheu a b) quantas camadas identifica?
5 - A litologia dominante é de que origem?
6- Qual a cor predominante da rocha no local?