Moleiro e o Faroleiro

O moinho do Pico Vermelho, fica localizado na costa norte da ilha de São Miguel, na freguesia da Ajuda da Bretanha, o Moinho do Pico Vermelho é um imóvel de interesse público e estima-se que tenha sido construído nos séculos XVIII ou XIX, sendo usado para moer grãos de milho que posteriormente eram transformados em farinha e depois em pão cozido nas habitações.
Depois de 50 anos parado e abandonado, a sua reconstrução iniciou-se em setembro de 2011 e terminou em agosto de 2012, sendo propriedade da Junta de Freguesia em parceria com a Secretaria Regional da Cultura.
Este moinho é do tipo holandês e tem pouco mais de 200 anos. Tem muita história a nível paisagístico, cultural, histórico e arquitetônico e é um dos poucos moinhos de vento ainda existentes em São Miguel
Além da beleza arquitetônica do imóvel de dois andares, o espaço integra ainda uma pequena exposição de artefatos ligados ao trabalho dos moinhos, como as caixas de medidas utilizadas pelo moleiro ou o seu traje e o da esposa, que ajudava o marido na tarefa.

No local, os visitantes ficam também a par da importância da cultura do milho, através de panfletos, com inúmeras curiosidades e factos históricos.



Um farol é uma estrutura elevada, habitualmente uma torre, dotada de um potente aparelho ótico dotado de fonte de potentes lâmpadas e espelhos refletores, cujo facho de luz é visível a longas distâncias.
Mas geralmente, um farol é um dispositivo luminoso colocado em automóveis e em outros veículos para iluminar o local por onde circulam.
Utilizados desde a Antiguidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que se estavam a aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro.
As fontes de alimentação da luz foram melhorando, tendo sido o azeite substituído pelo petróleo e pelo gás, e posteriormente pela electricidade. Paralelamente, foram inventados vários aparelhos óticos, que conjugavam espelhos, refletores e lentes, montados em mecanismos de rotação, não só para melhorar o alcance da luz, como para proporcionar os períodos de luz e obscuridade, que permitiam distinguir um farol de outro.
Historicamente, este tipo de construções ganhou características temporais e sociais, sendo dotados de características distintas de zonas para zonas.
A cache:
Na placa recolher o dia da inauguração (D)
N 37 (24+D).939 W 025 (16+D).042
Na etapa 2 dará as coordendas para a final :)