Skip to Content

<

Fajã do Cabo Girão

A cache by pikolifizzy, Rickymotard Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/05/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O objectivo desta cache é dar a conhecer a Fajã do Cabo Girão e as suas lindas vistas panorâmicas!... 


Translation

Fajã do Cabo Girão

As Fajãs são pequenas extensões de terreno, com condições para serem cultivadas, regra geral localizadas à beira mar. São lugares protegidos por imponentes encostas que guardam parte da história do arquipélago da Madeira. 

Em toda a ilha estão identificados vários locais onde a terra “conquistou” espaço ao mar devido a fortes deslizamentos de terra.  

O núcleo de Fajãs do Cabo Girão é uma das referências de Câmara de Lobos. A origem remonta aos anos 30 do século passado na sequência de um forte desmoronamento de terras. 

A forte componente agrícola é uma das imagens de marca destas fajãs. Dizem os agricultores que as plantações nascem mais cedo e com outro sabor numa clara referência à fertilidade dos terrenos. Uma das produções que se destaca é de batata doce. 

Os típicos socalcos madeirenses são também um dos atrativos para os turistas. 

 

Acesso 


Outrora, o acesso às fajãs era possível apenas por barco. No entanto, em 2003 entrou em funcionamento o teleférico. O apoio à atividade agrícola justificou a construção da infraestrutura que veio garantir deslocações mais rápidas e seguras. O acesso faz-se a partir do sítio do Rancho em Câmara de Lobos.  

Além do apoio agrícola, o teleférico é também usado para o transporte de turistas e residentes mediante o pagamento de bilhete. 

Ao longo da descida até à Fajã, com duração aproximada de 5 minutos, o visitante poderá sentir-se pequeno perante a grandeza da escarpa. É possível desfrutar de uma vista fantástica para as fajãs e não só. 

O teleférico das Fajãs do Cabo Girão é composto por duas cabinas, com capacidade máxima para seis pessoas e tem o seguinte horário de funcionamento: Segunda a Sábado - 08:00 às 19h30; Domingo - 09h00 às 19h30. Fechado das 13h às 14h para almoço.  O valor do bilhete ida e volta é de 5 euros. 

O acesso também pode ser feito por um pequeno trilho ao longo da encosta. No entanto, as fracas condições de segurança leva-nos a não recomendar esta alternativa. 

 

O Miradouro 


Ao lado do teleférico existe também um miradouro, com excelentes vistas sobre Câmara de Lobos, o oceano e a arriba do Cabo Girão, assim como um restaurante e parque de estacionamento.  

 

Multi-Cache 


Stage 1Ao chegar ao final do passeio marítimo, irá encontrar, nas coordenadas publicadas, um poste de luz pública. Descubra no mesmo uma conta matemática que o ajudará a descobrir as coordenadas da Stage Final. O resultado da mesma é: 

 
 

A: 42 (N32º 39.160 W 016º 59.775) 

B: 58 (N32º 39.162 W 016º 59.635) 

C: 63 (N32º 39.164 W 016º 59.875) 

 

A Cache

Esta é uma multi-cache simples e rápida, que tem como objectivo dar a conhecer a Fajã do Cabo Girão e as suas lindas vistas panorâmicas.

A multi-cache é composta por apenas uma stage, seguida da stage final.  

É necessária muita discrição e cuidado durante a procura da cache! É muito importante que a mesma fique bem posicionada de forma a não ser vista pelos muggles e também de forma a permanecer ativa durante o máximo de tempo possível!... 



This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

65 Logged Visits

Found it 59     Didn't find it 3     Write note 2     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 201 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.