FONTE 1 (CÂMERA MUNICIPAL DE V.F.X)
****************Dólmen de Monte Serves**************** |
Planalto do Monte Serves |
(Casal Penedo, Vialonga) |
Figura 1 - comunhas55
Dólmen de Monte Serves Planalto do Monte Serves (Casal Penedo, Vialonga) Necrópole do período final do Neolítico, o Dólmen de Monte Serves, é uma construção de planta rectangular, de corredor curto, com cobertura de falsa cúpula. Os vestígios, porque é disso que se trata, situam-se entre o Monte Serves e a Serra da Aguieira, junto ao Casal Penedo, e encontram-se incompletos. O Dólmen de Monte Serves foi localizado em 1939 pelo pessoal técnico e colaboradores dos Serviços Geológicos de Portugal, no decorrer de um levantamento destinado a fixar a Carta Geológica dos Arredores de Lisboa, que haveria de ser gravada e impressa no Instituto Geográfico e Cadastral em 1944. Só muito mais tarde, porém, em finais de Setembro de 1972, a necrópole haveria de ser posta totalmente a descoberto, numa nova escavação. Muito perto deste local foi descoberto um pequeno monumento megalítico, que chegou a ser estudado mas que depressa foi abandonado. A sua câmara interior, sem corredor definido, não tinha nada de verdadeiramente interessante. E o quase nulo espólio recolhido era incaracterístico.
FONTE 2 (THE MEGALITHIC PORTAL)
Nome do site: Dólmen de Monte Serves
País: Portugal Distrito: Lisboa Tipo: Câmara de enterro (Dolmen)
Cidade mais próxima: Vialonga Vila mais próxima: Verdelha do Ruivo
Latitude: 38.894260N Longitude: 9.08431W
Figura 2 - comunhas55
O Dolmen de Monte Serves está localizado em Verdelha do Ruivo, Vialonga do município de Vila Franca de Xira. Este monumento não é registrado como patrimônio cultural da região, mas tem sido algum esforço da parte dos arqueólogos para valorizá-lo como patrimônio.
O túmulo foi identificado por Octavio da Veiga Ferreira enquanto realizava pesquisas geológicas na região de Vila Franca de Xira. Mais tarde, sua escavação em 30 de setembro e 1 de outubro de 1972 foi dirigida pelo engenheiro Christopher Thomas North e contou com o apoio de G. Zbyszewsky, OV Ferreira, Manuel Leitão, Henry Reynolds de Sousa, Joseph Norton e Jorge Paulino.
Poucos artefatos foram encontrados o que complica uma datação precisa do monumento. Pelo tipo de construção e tendo em conta outros espécimes característicos existentes nas regiões vizinhas, acreditava-se que tinha sido construído no período Neo-Chalcolítico. Também é importante destacar a presença de restos de ossos humanos de apenas um indivíduo.
A nível estrutural, este túmulo foi classificado como um dolmen com um corredor curto ou inexistente, com uma câmera subtrapeuzidal orientada para o sudeste, que é aproximadamente simétrica, aberta e coberta, presumivelmente com uma cúpula falsa. Ainda há vestígios visíveis do túmulo . Esta estrutura mostra pequenas diferenças que suscitam dúvidas sobre sua primeira avaliação arqueológica. Outro detalhe muito importante é o fato de que este túmulo é muito pequeno em comparação com outros do mesmo tipo.
Texto original em Inglês - Traduzido automaticamente via GOOGLE TRANSLATER
Precisão |
|
Estado de Conservação |
|
Ambiente |
|
Acesso |
|
*
*
*
Figura 3 - comunhas55
*
*
*
*
*
LOCALIZAÇÃO