O Parque Nacional da Peneda-Gerês, com cerca de 70.000 hectares, estende-se do planalto da Mourela ao de Castro Laboreiro incluindo as serras da Peneda, Soajo, Amarela e Gerês. Trata-se duma região montanhosa, essencialmente granítica em cujas zonas de elevada altitude são visíveis os efeitos da última glaciação. Vales profundos e encaixados suportam densa rede hidrográfica. Notável diversidade botânica - bosques, matos, vegetação ripícola e turfeiras para além de matos húmidos - destacando-se a presença de várias espécies raras e endémicas. O PNPG alberga alguns dos mais importantes carvalhais de Portugal. Interessantes habitats seminaturais. Diversidade de espécies faunísticas com estatutos diferenciados: endémicas (salamandra-lusitânica), ameaçadas (lobo-ibérico), espécies de distribuição limitada (cartaxo-nortenho)... No mosaico agrícola destacam-se os prados de lima e lameiros. Rico património histórico-cultural (necrópoles megalíticas, vestígios da romanização, castelos, espigueiros, fornos, moinhos, levadas, socalcos…) a que acresce a curiosa implantação das aldeias serranas e a presença de núcleos de arquitetura tradicional bem preservados.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) abrange território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Esta Área Protegida forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia - serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome.
A cache:
O recipiente é de tamanho micro, não permitindo trocas de objectos grandes. Inicialmente tem um galo de Barcelos personalizado com as minhas iniciais.
Contem apenas logbook. Levem material de escrita.
Coloquem a cache no mesmo local. Mantenham-na na posição correcta e fechem bem os sacos para prolongar a sua longevidade.
NOTA: Podem estacional perto do local indicado para o parque de merendas.
Tirem e publiquem fotos... Muitas fotos, porque o local merece. E, principalmente, divirtam-se!
Façam CITO, se necessário. Mas, principalmente, nunca deixe marcas da sua presença, que possam prejudicar o meio ambiente!
Pratique geocaching de forma responsável e consciente, respeitando as normas básicas de segurança. Faça-o por sua conta e risco!
Antes de avançar para o resgate do container, verifique sempre se tem condições de segurança para o fazer, tendo em conta também as condições atmosféricas.
Obrigado pela vossa visita!
e-mail: geo.amigosdanatureza@gmail.com