Skip to Content

<

COMBUSTÍVEL FÓSSIL

A cache by GEOESTEGANG Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/28/2017
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


COMBUSTÍVEL FÓSSIL

Os combustíveis fósseis são substâncias formadas, em tempos geológicos recuados, por fossilização de matéria orgânica e que se podem combinar com o oxigénio, libertando energia com a elevação da temperatura. Na sua formação interviram fatores como a pressão, a temperatura, o tempo e a ação de bactérias anaeróbicas. Os combustíveis fósseis ocorrem na crusta terrestre sob a forma sólida no caso dos carvões, líquida no caso do petróleo e gasosa se falarmos no gás natural.

Nesta earthcache iremos dar especial atenção ao carvão, nomeadamente ao seu processo de formação e aos seus diferentes tipos.

A incarbonização é processo através do qual ocorre a formação do carvão, podendo ser definida como um processo de fossilização, no qual ocorre um enriquecimento progressivo em carbono em relação aos outros elementos químicos da matéria orgânica, como o hidrogénio, azoto e oxigénio, admitindo este processo de fossilização duas fases: a fase externa e a fase interna.

A fase externa do processo de incarbonização realiza-se em ambientes anaeróbios (ambientes caracterizados pela ausência de oxigénio) próximos da superfície, este é um processo bioquímico realizado por bactérias e fungos que conduzem à libertação de grupos químicos que contêm sobretudo oxigénio levando ao consequente enriquecimento de carbono da matéria orgânica. Assim, cerca de 49% de carbono que, em média, existem na matéria vegetal, passa-se para uma média de 55%. A média de oxigénio decai de 43% para cerca de 35%. O resultado final desta fase é um enriquecimento em 5% de carbono.

A fase interna, é a fase de longa duração e ocorre em profundidade. Ao longo desta fase atuam fatores termodinâmicos embora a atividade bioquímica se mantenha enquanto as condições termodinâmicas o permitam, a temperatura aumenta com o grau geotérmico e também a pressão por sua vez aumenta devido ao peso dos sedimentos ou a movimentos tangenciais, conduzindo no seu conjunto às seguintes transformações sobre a matéria: diminuição de volume e consequentemente aumento da densidade, perda de água e enriquecimento em carbono.

O grau de incarbonização, reflecte o estado da transformação das substâncias vegetais em carvão, no decurso do processo de incarbonização. A definição deste parâmetro baseia-se em determinações diversas como teores de humidade, carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto, poder calorífico, poder reflector, fluorescência, microdureza e densidade. Com base neste grau de incarbonização é possível classificar o carvão em quatro tipo distintos, tendo-se por ordem crescente: turfa, lenhite, hulha e antracite.

Turfa: é o primeiro estágio na formação do carvão mineral, formando-se durante a fase externa da incarbonização, nele ainda são visíveis raízes, caules e também sementes, assim sendo este é tipo de carvão menos rico em carbono, girando à volta dos 60%. Embora tenha o menor grau de incarbonização, as suas aplicações são imensas entre elas encontramos: a sua utilização como substrato no cultivo de plantas, a sua utilização como combustível sólido em caldeiras, mas a sua mais espantosa utilização é como absorvente e encapsulante de hidrocarbonetos, sendo um dos mais avançados produtos do mundo para prevenir e combater derramamentos de derivados de petróleo e similares.

 

Lenhite:é um carvão que se encontra relativamente perto da superfície e no qual ainda se observam alguns restos de plantas, mas que se origina já durante a fase interna da incarbonização.A sua extração é relativamente fácil e pouco dispendiosa, no entanto origina muita cinza durante a sua queima. Este possui cerca de 70% de carbono e em termos geológicos é um carvão recente.

Hulha: também conhecida por carvão betuminoso, é o tipo de carvão mais abundante no planeta, este tipo de carvão obtém uma das duas designações anteriores quando o seu teor de carbono atinge os 80%. A hulha foi a propulsora da indústria do século XIX,durante a chamada Revolução Industrial, sendo substituída pelo petróleo no século XX, no entanto devido à sua relativa abundância este continua ser utilizado em centrais termoelétricas e fornos siderúrgicos.

Antracite: é o carvão que apresenta o teor de carbono mais elevado entre 92% a 98%, este tipo de carvão é o mais compacto e mais duro, possuindo também elevado lustre, os espécimes mais puros são compostos quase inteiramente por carbono, possuindo assim alto poder calorífico. A antracite é bastante utilizada em filtros de tratamento de água favorecendo a obtenção de taxas de filtração maiores com menores áreas de filtração.

 




Para logar esta EARTHCACHE:



Vai às coordenadas publicadas e observa com atenção este fenómeno geológico no local.



1 - Classifique o carvão presente no GZ quanto ao seu tipo baseando-se na descrição em cima mencionada na listing.

2 - Qual a espessura do estrato de carvão ?

3 - Observe o bloco rochoso onde se encontra o carvão, como é vulgarmente conhecida esse tipo de rocha ? Arenito ou ardósia?

4 - Qual o comprimento médio deste estrato de carvão, ao longo da rocha ?


As respostas devem ser enviadas ao Owner (GEOESTEGANG) através do e-mail disponível no nosso perfil, devem indicar também o vosso nickname junto com as respostas.


Logs made without sending the answers of the questions to the owner, will be deleted



Não é obrigatório publicar fotos juntamente com os vossos logs, embora o possam fazer.

[Fotos que de alguma forma respondam às perguntas serão apagadas]







Pratique 'Cache In Trash Out'
Quando estiver a fazer geocaching, traga consigo um saco para ir apanhando lixo, respeite a natureza, NÃO DEIXE LIXO! E se possível recolha algum que possa encontrar pelo caminho.


Não se esqueça da Máquina fotográfica para registar os melhores momentos. Venha com boa disposição e tempo para usufruir das caches a encontrar.


Owner: GEOESTEGANG.









Flag Counter

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

48 Logged Visits

Found it 47     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 5 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.