
Alter do Chão
Vila de origem romana, Alter do Chão fica no coração do Alto Alentejo – região rica em património natural – aqui pode inalar os cheiros da terra, passear pelas planícies e descansar à sombra das árvores que enfeitam os campos.
Neste cenário são criados os belíssimos cavalos árabes e lusitanos, que poderão ser apreciados na Coudelaria de Alter do Chão.
Este é também um Concelho rico em monumentos históricos, dentre os quais se destaca o emblemático Castelo, mandado construir por D. Pedro I, que embeleza o centro da vila e convida a um retorno à época medieval.
Através da harmonia união entre o sumptuoso património cultural e o magnífico património natural, Alter do Chão afirma-se, inequivocamente, como excelente local para viver e visitar.
Aventure-se e venha viver a História, em estreita proximidade com a natureza e desfrutando da simpatia do povo alterense!
fonte: http://pom.pt/2017/

Locais de visita
Antigo Convento de Santo António
N39º 11.852 W007º 39.487
Foi fundada por Teodósio II, Duque de Bragança, vindo a ser modificado no século seguinte.
O edifício do convento tem projecto de adaptação turística da autoria de Santos Pinheiro Arquitectos Associados Lda.
O interior é de uma só nave com azulejos, e trabalhos em madeira pintada e entalhada. A capela lateral foi mandada erguer em 1784 por João Alves Barreto.
Destacam-se ainda esculturas em pedra e madeira e diversas sepulturas brasonadas dos séculos XVII e XVIII.
Questão: Em que ano se deu o início da obra?
Valor: ABCD
Igreja Matriz
N39º 11.914 W007º 39.471
De arquitectura nacionalista. Com vista à demolição da antiga igreja matriz que se situava no centor do antigo Largo da Graça (Passeio) iniciou-se, por volta de 1877 a construção de uma nova igreja de três naves.
Passado pouco tempo a obra é interrompida e só retomada e concluída séculos adiante, com alterações ao projecto inicial, essencialmente ao nível da fachada.
Questão: Em que século foi concluída?
Valor: EF
Chafariz da Barreira
N39º 11.896 W007º 39.514
Construído pela Câmara Municipal. Enquadrado no Barroco tardio.Tem os brasões dos Duques de Bragança e da Vila de Alter do Chão. A inscrição que tem refere: S. P. dA CAMARA FRANco ANTo DE MORAES SEIXAS LEMOS SE FES ESTA OBRA em 1799. Foi inicialmente construído, entre o castelo e a igreja da Misericórdia. Em 1966/67 foi desmontado e reconstruído neste local.
Questão: Qual a data inscrita ao centro do Chafariz?
Valor: GHIJ
Casa do Álamo
N39º 11.958 W007º 39.461
A Casa e Jardim do Álamo encontram- se no centro da Vila de Alter do Chão, formam um conjunto de grande valor entre o Património Cultural de Alter do Chão, sendo um dos seus monumentos classificados, com a categoria de Imóvel de Interesse Público.
Este tipo casas tinha os seus espaços funcionais bem definidos, o piso térreo funcionava como apoio à atividade agrícola e o segundo piso como habitação. A decoração integrada de algumas salas é relevante. O sótão, pelo seu interesse arquitetónico, é também visitável.
As pedras de armas num dos cunhais do edifício e no portal do jardim são dos Vasconcelos e Sousa.
Questão: Qual o número da porta do Jardim do Álamo?
Valor: KL
Castelo de Alter do Chão
N39º 11.935 W007º 39.503
Fortificação medieval edificada em granito, a partir de construções mais antigas. Apresenta planta quadrangular, 3 torres, uma das quais de menagem, dois cubelos e um torreão.
Teve inicialmente funções residenciais, mais tarde alcaidaria e prisão, sendo utilizada no séc. XX como loja de ferrador, oficina de carpintaria, celeiro, cavalariças, lagar de azeite e lixeira.
No âmbito de um projeto de recuperação e valorização, levado a efeito pela Câmara Municipal de Alter do Chão, foram criados um Centro Interpretativo e salas de exposições.
Questão: Em que ano foi classificado como monumento nacional?
Valor: MNOP
Fontes:
http://www.cm-alter-chao.pt
http://www.vamosaqui.pt
Coordenadas Finais:
N39 AK. (J-G)(B-E)(D-O)
W007 (N-B)(H+E).(F+L)(I-C)(J-B)
soma de todos os dígitos: 62