Skip to content

Por Terras d'Alter Multi-Cache

Hidden : 01/05/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Alter do Chão

Vila de origem romana, Alter do Chão fica no coração do Alto Alentejo – região rica em património natural – aqui pode inalar os cheiros da terra, passear pelas planícies e descansar à sombra das árvores que enfeitam os campos.

Neste cenário são criados os belíssimos cavalos árabes e lusitanos, que poderão ser apreciados na Coudelaria de Alter do Chão.

Este é também um Concelho rico em monumentos históricos, dentre os quais se destaca o emblemático Castelo, mandado construir por D. Pedro I, que embeleza o centro da vila e convida a um retorno à época medieval.

Através da harmonia união entre o sumptuoso património cultural e o magnífico património natural, Alter do Chão afirma-se, inequivocamente, como excelente local para viver e visitar.

Aventure-se e venha viver a História, em estreita proximidade com a natureza e desfrutando da simpatia do povo alterense!

fonte: http://pom.pt/2017/

Locais de visita

 

Antigo Convento de Santo António

N39º 11.852 W007º 39.487

Foi fundada por Teodósio II, Duque de Bragança, vindo a ser modificado no século seguinte.

O edifício do convento tem projecto de adaptação turística da autoria de Santos Pinheiro Arquitectos Associados Lda.

O interior é de uma só nave com azulejos, e trabalhos em madeira pintada e entalhada. A capela lateral foi mandada erguer em 1784 por João Alves Barreto.

Destacam-se ainda esculturas em pedra e madeira e diversas sepulturas brasonadas dos séculos XVII e XVIII.

Questão: Em que ano se deu o início da obra?

Valor: ABCD


Igreja Matriz

N39º 11.914 W007º 39.471

De arquitectura nacionalista. Com vista à demolição da antiga igreja matriz que se situava no centor do antigo Largo da Graça (Passeio) iniciou-se, por volta de 1877 a construção de uma nova igreja de três naves.

Passado pouco tempo a obra é interrompida e só retomada e concluída séculos adiante, com alterações ao projecto inicial, essencialmente ao nível da fachada.

Questão: Em que século foi concluída?

Valor: EF


Chafariz da Barreira

N39º 11.896 W007º 39.514

Construído pela Câmara Municipal. Enquadrado no Barroco tardio.Tem os brasões dos Duques de Bragança e da Vila de Alter do Chão. A inscrição que tem refere: S. P. dA CAMARA FRANco ANTo DE MORAES SEIXAS LEMOS SE FES ESTA OBRA em 1799. Foi inicialmente construído, entre o castelo e a igreja da Misericórdia. Em 1966/67 foi desmontado e reconstruído neste local.

Questão: Qual a data inscrita ao centro do Chafariz?

Valor: GHIJ


Casa do Álamo

N39º 11.958 W007º 39.461

A Casa e Jardim do Álamo encontram- se no centro da Vila de Alter do Chão, formam um conjunto de grande valor entre o Património Cultural de Alter do Chão, sendo um dos seus monumentos classificados, com a categoria de Imóvel de Interesse Público.

Este tipo casas tinha os seus espaços funcionais bem definidos, o piso térreo funcionava como apoio à atividade agrícola e o segundo piso como habitação. A decoração integrada de algumas salas é relevante. O sótão, pelo seu interesse arquitetónico, é também visitável.

As pedras de armas num dos cunhais do edifício e no portal do jardim são dos Vasconcelos e Sousa.

Questão: Qual o número da porta do Jardim do Álamo?

Valor: KL


Castelo de Alter do Chão

N39º 11.935 W007º 39.503

Fortificação medieval edificada em granito, a partir de construções mais antigas. Apresenta planta quadrangular, 3 torres, uma das quais de menagem, dois cubelos e um torreão.

Teve inicialmente funções residenciais, mais tarde alcaidaria e prisão, sendo utilizada no séc. XX como loja de ferrador, oficina de carpintaria, celeiro, cavalariças, lagar de azeite e lixeira.

No âmbito de um projeto de recuperação e valorização, levado a efeito pela Câmara Municipal de Alter do Chão, foram criados um Centro Interpretativo e salas de exposições.

Questão: Em que ano foi classificado como monumento nacional?

Valor: MNOP

 

Fontes: 
http://www.cm-alter-chao.pt
http://www.vamosaqui.pt

Coordenadas Finais: 

N39 AK. (J-G)(B-E)(D-O)
W007 (N-B)(H+E).(F+L)(I-C)(J-B)
 
soma de todos os dígitos: 62

 
 
This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

 

Additional Hints (No hints available.)