Skip to Content

<

Underwater Trails

A cache by Berlaita Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 02/28/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Underwater Trails


Para registrar esta cache, necessita responder a estas preguntas por e-mail. Espero que disfrutem da vossa visita!


1- Qual a área da rocha onde se encontra este fenómeno?
2- Esta rocha é de origem metamórfica, ígnea ou sedimentar?
3- Qual a diâmetro da menor e maior galeria observada no local?
4- Que formato têm as galerias, são lineares, circulares ou em estrela?
5- Estamos perante Icnofósseis e Somatofósseis?
6- Tarefa adicional (após 2019-06-12), cada registo carece de uma foto sua nas coordenadas ou da sua mão segurando um papel com o seu nick escrito nele. Fotos que sirvam de spoiler serão apagadas sem aviso prévio.

Para consultar as novas Earthcache guidelines



Bioturbação



A bioturbação refere-se às alterações produzidas no sedimento pela atividade dos seres vivos. O primeiro cientista a usar o termo foi Rudolf Richter em 1952, embora o pioneiro em seu estudo fosse Charles Darwin. Um sedimento Pode ser mais ou menos alterado pela ação dos seres vivos. Às vezes, é possível distinguir as galerias, faixas ou traços, etc. individualmente, mas às vezes o grau de bioturbação é tão alto que isso não é possível.

Influência da bioturbação nas propriedades petrofísicas dos sedimentos


A atividade bioturbadora dos organismos tem conseqüências importantes nas propriedades petrofísicas de um depósito, uma vez que é significativo, modifica consideravelmente a permeabilidade e a porosidade do sedimento. No entanto, ainda existem poucos estudos detalhados sobre o papel da bioturbação como um perturbador de tais propriedades nos campos de petróleo e gás. Nesta seção, abordaremos algumas das características mais destacadas do processo de bioturbação e depois analisaremos sua importância na caracterização do reservatório.

Geralmente a bioturbação resulta na destruição das estruturas primárias e na estratificação original do sedimento. No entanto, a atividade dos organismos que vivem nos espaços dos poros do sedimento pode produzir deslocamento muito localizado das partículas sedimentares sem a verdadeira destruição das estruturas sedimentares, gerando o que se chama cryptobioturbação. Por sua vez, a bioturbação não implica necessariamente a homogeneização do sedimento, mas, em alguns casos, os organismos podem transmitir ao substrato uma nova estrutura, como uma estratificação graduada biogênica. O processo de bioturbação exerce efeitos importantes sobre o sedimento, afetando sua textura, composição e estabilidade. A textura de um sedimento pode ser modificada de múltiplas formas, principalmente misturando camadas sedimentares de granulometria diferente, seleção de partículas de sedimento por manipulação mecânica e biodeposição de ingestão e excreção de partículas durante o processo de alimentação. Embora os efeitos da bioturbação na textura de um sedimento sejam físicos, as mudanças na composição respondem aos processos químicos. Esses processos geram mudanças no conteúdo orgânico do sedimento, concentração de oligoelementos, flutuações no potencial redox, fluxo de elementos químicos, concentração de metais nas paredes das escavações e alteração de minerais de argila por ingestão.

A estabilidade de um sedimento pode ser aumentada ou diminuída pela ação da bioturbação. A maior parte da epifauna e da infauna móvel, tanto depositantes quanto detritivoros, e alguns organismos sedentários, cujas atividades de alimentação e defecação proporcionam partículas abundantes em suspensão.

Fonte: https://pt.wikipedia.org



Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

122 Logged Visits

Found it 118     Write note 3     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 72 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.