
O Polje de Mira-Minde e nascentes associadas.
O Polje de Mira-Minde localiza-se no Parque Natural das Serra de Aire e Candeeiros, faz parte da Rede Natura 2000 e sendo ainda um sítio RAMSAR (Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional) desde de 2005.
Esta zona húmida consiste numa depressão plana, fechada, com drenagem subterrânea, ou Polje, situada na mais relevante região cársica de Portugal.
Os Poljes caracterizam-se por inundações permanentes ou temporárias, sendo este em particular um polje de inundações temporárias em muito devidas à subida do nível freático.
Sendo uma zona húmida este local alberga habitats importantes, em particular para as aves aquáticas, sendo os mais representativos, os charcos temporários, lagos eutróficos naturais e pradarias húmidas de ervas altas.
Esta cache pretende dar a conhecer uma das nascentes que alimenta o Polje - a nascente do Rio da Pena, que é um curso de água sazonal, que passa grande parte do ano seco, sendo possível percorrer o seu leito seco.
Pretendemos, desta forma, dar a conhecer este local, recatado e pouco turístico, que mostra como é possível a poucos metros da Estrada nacional Nº 243, encontrar um local calmo, sossegado e de elevada beleza, não só a nível de paisagem mas também de biodiversidade.
Neste local é possível encontrar ruínas de um moinho de água, que em tempos aproveitava a força das águas para o seu engenho.
A cache contém inicialmente além do logbook, material de escrita, um TB e outros pequenos objetos para troca.

