Skip to content

Bacia Sedimentar de Curitiba đŸ„Ł EarthCache

Hidden : 3/9/2018
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/babb961b-fcc1-4c8e-948e-b4a8923ed865.jpg
Earthcache Ă© simples:  Visitar o local, Ler a pĂĄgina do cache, Responder as perguntas para o owner (nĂŁo no log) e entĂŁo Registrar... Qualquer dĂșvida entre em contato

Recordo que numa ocasiĂŁo em minha infĂąncia, saĂ­mos em 4 amigos pra dar um rolĂȘ com nossas bicicletas Caloi Cross e acabamos chegando atĂ© este local. Ali, inocentes aventureiros sobre duas rodas, jamais imaginarĂ­amos que estĂĄvamos pedalando sobre um cenĂĄrio que contava uma histĂłria muito anterior Ă  qualquer outra que havĂ­amos visto nesta cidade. HistĂłria que hoje com outro olhar podemos conhecer.
Este geossítio apresenta uma sucessão das camadas ou estratos num afloramento geológico, uma estratigrafia completa da bacia em estudo com todos os tipos litológicos que a compÔem (arcósios,  argilitos, siltitos e caliches), além de um contato erosivo com o embasamento cristalino.
Aqui se encontraram vestĂ­gios fĂłsseis de vertebrados, nunca antes registrados em cem anos de estudos da Bacia Sedimentar de Curitiba.
É uma vista de um perfil típico da Bacia de Curitiba, com caliches em primeiro plano e argilitos ao fundo sobrepostos com lentes de arcósios. Em cima, camada de solo avermelhado típico.
 
A Bacia de Curitiba 
São o conjunto de rochas que de fato formam o principal substrato da cidade de Curitiba. 
Trata-se de uma unidade geolĂłgica denominada Formação Guabirotuba, que Ă© aquela que em maior parte compĂ”e o que denominamos de Bacia de Curitiba, e estĂĄ espacialmente posicionada acima do “assoalho” (ou embasamento) formado por gnaisses e migmatitos.
As principais rochas que compÔem a Bacia de Curitiba são argilitos e arcósios (arenitos com muito feldspato ou caulim), eventualmente também algumas cascalheiras com seixos de diversas naturezas e caliches (materiais carbonåticos semelhantes ao calcårio). 
Argilitos são formados pela compactação de partículas muito finas, que são as argilas. 
Estes sedimentos eram conhecidos aqui, pelos mais antigos, como “sabão de caboclo”, pois são constituídos por uma argila plástica que gruda facilmente, tanto em ferramentas quanto nos calçados dos desavisados!
 
 
Os argilitos da Formação Guabirotuba sĂŁo formados predominantemente por montmorilonita, um tipo de argila que expande e retrai atĂ© vinte vezes o seu volume quando molhada e seca. Esta caracterĂ­stica tem consequĂȘncias na erosĂŁo dos terrenos e no planejamento da construção civil. 
Quando exposto, sem cobertura vegetal para preservar sua umidade, este material se desagrega em “pastilhas”, ficando muito suscetível à erosão.

Os arcósios, também chamados arenitos feldspåticos, são areias compactadas e cimentadas naturalmente que apresentam uma boa parte do mineral feldspato em sua composição. 
A presença deste mineral Ă© intrigante, pois em climas Ășmidos eles seriam rapidamente dissolvidos.
Interpreta-se a presença de arcósios como um forte indicativo de clima semi-årido na época de sua formação. 
Outro forte indicativo para essa interpretação é a presença esporådica de caliches, crostas de grãos muito finos cimentados por carbonato de cålcio. 
O carbonato de cĂĄlcio tambĂ©m se dissolve rapidamente em ambientes Ășmidos, desta forma a sua presença Ă© associada a ambientes quentes e secos.
Imagine... Curitiba noutros tempos tinha uma paisagem de um quase deserto, sem vegetação e possivelmente sem espécies animais evoluídas!
Eventualmente na Bacia de Curitiba, entre os arcósios, encontram-se cristais do mineral neodímio-lantanita. 

 
Atenção!
Muito prĂłximo a este afloramento, do outro lado da rodovia, hĂĄ um local igualmente ignorado pelo poder pĂșblico, uma comunidade com evidentes problemas sociais (favelinha), portanto deve-se tomar o devido cuidado na sua visita, principalmente na exposição de aparelhos eletrĂŽnicos como GPS's e celulares, ou de sua Caloi Cross se for o caso...
A boa noticia é que jå foi confirmado pela prefeitura que futuramente haverå neste local um parque estruturado para o estudo de fósseis, pois como se pode confirmar é uma reserva de interesse geológico e paleontológico de grande relevùncia científica. 
 
Observação: Como se trata de um local tombado, não suba nem interaja com o afloramento. É possível observa-lo por fora.
 
 

Se vocĂȘ visitou este local e leu corretamente a descrição PODE FAZER O LOG no Earthcache, envie as respostas via mensagem, se elas porventura NÃO estiverem corretas eu entrarei em contato
QuestÔes:
1- O quĂȘ Ă© a bacia sedimentar de Curitiba?
2- Que tipos de rochas formam o embasamento que sustenta nossa cobertura sedimentar?  
3- A maneira mais evidente na distinção destas camadas são as diferentes coloraçÔes delas, quais as cores dos caliches, argilitos e arcósios expostos? 
4- Gostou de conhecer o local? Uma foto sua no local seria ótimo (opcional)

 
G 2.gif E 3.gif O 8.gif C earthcache.gif A 5.gif C wherigo.gif H 4.gif E 6.gif R 13.gif S 
GeoHugs
 
https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/bde10fd2-4c7a-4620-a26c-4a2edc915895.jpg
 
 

 

Additional Hints (No hints available.)