
Furnas
A freguesia das Furnas constituída como freguesia em 1791, vulgarmente conhecida como a “Sala de Visitas dos Açores”. O seu nome está relacionado com os fenómenos de vulcanismo secundário existentes no Vale das Furnas, denominados por fumarolas ou “caldeiras”. O Vale das Furnas fica, na verdade, dentro da cratera do vulcão de mesmo nome, considerado um dos mais ativos da ilha. É essa atividade vulcânica que aquece parte do solo e das águas desse pedaço de São Miguel, fazendo com que ele se torne uma atração imperdível para quem visita a maior das ilhas açorianas.
No entanto, há quem diga que a maior riqueza do Vale das Furnas se encontra na diversidade das águas minerais e termais das suas nascentes, sendo considerado, por especialistas, a maior hidrópole do mundo.
Estas justificaram a construção de instalações balneares públicas e privadas de águas termais devido à sua função terapêutica e que outrora consistiram num grande chamariz para cura de doenças. Atualmente, ainda se podem visitar algumas banheiras em desuso onde os enfermos se imergiam em águas terapêuticas.
O concelho da Povoação é, igualmente, conhecido pela magnificência dos seus parques e jardins. Aqui, podemos encontrar um vasto e diversificado número de parques, dos quais destacamos o Mata-Jardim José do Canto, o Jardim D. Beatriz, o Jardim da Fonte Bela (Família M. Perrina), o Jardim António Borges (Família Gomes da Câmara), o Parque dos Serviços Florestais e Parque Terra Nostra, local onde se pode vislumbrar uma grande variedade de arbustos e árvores, algumas com mais de 200 anos de existência, bem como a sua piscina termal que tão bem o caracteriza.
Berço do turismo açoriano, as Furnas possuem uma das maiores e mais diversificadas colecções botânicas do arquipélago.

Jardim Público da Courela
Localiza-se na zona da Chã das Caldeiras. É um jardim com o piso relvado e arruamentos em terra. Dispõe de árvores e arbustos (principalmente camélias)
_________________________________________________
SOBRE A GEOCACHE
Levar material de escrita. ✏
Deixe a cache como a encontrou, ou melhor se possível.
Lembrem-se que a sua existência depende disso!
Container se encontra camuflado!
Favor não colocar , no seu registo, fotos da geocache.
-------------------
POR FAVOR NÃO DESTRUAM!
Boas caches!
