Passeio Transmontano
A região de Trás-os-Montes e Alto Douro, autêntico paraíso à beira Douro plantado, ostenta vales profundos serpenteados por socalcos de vinhas formosas de verdadeiros néctares dos deuses, o Vinho do Porto e os vinhos do Douro.
Situada no norte de Portugal, a região apresenta paisagens de rara beleza natural e rural, revelando uma terra rica não só em vinhas mas também em cereais, legumes e frutos que moldam a natureza com cores alternadas ao longo das estações, ora cobrindo-se do verde das vinhas e das oliveiras que produzem os melhores frutos para enriquecer uma gastronomia típica premiada com o título de Património da Humanidade, do branco ou rosa das amendoeiras ou das cerejeiras em flor e dos cobreados no outono.
Terra de montes, abrigo de cogumelos e frutos silvestres, mas também de rios e riachos de águas cristalinas, Trás-os-Montes e Alto Douro é uma região que oferece vários e ricos recursos cinegéticos como o coelho, a lebre, o javali, a raposa, o tordo, a perdiz, o pombo e rola que fazem as delícias de caçadores e de experientes podengos e perdigueiros..
É também é uma região que oferece recursos piscatórios como o barbo, a truta ou o escalo, entre outros. Mas, a região oferece ainda carnes ricas em sabor como a posta maronesa, mirandesa e barrosã e enchidos de uma nobreza elevada a maravilha gastronómica como a farinheira, produto único pela sua originalidade e sabedoria popular que se transformam com o trigo em deliciosas “bôlas de carne”
Terra temperamental, Trás-os-Montes e Alto Douro também é uma terra doce pelo seu mel, pelos seus frutos frescos, como a maçã e a cereja, pelos seus frutos secos, em especial, a castanha, mas essencialmente pelos seus doces conventuais ricos em ovos, açúcares e sabores sempre reinventados.
Pois, esta região de montanhas e vales maravilhosos é habitada desde tempos imemoráveis por povos que souberam adaptar-se ao longo da História, marcando sempre a sua presença de forma indelével, desde a pré-história, deixando um vasto património arquitetónico e cultural, até aos nossos dias.
Trás-os-Montes e Alto Douro é uma região onde se pode sentir o pulsar do tempo, transportando-nos para tempos ancestrais através da contemplação de paisagens naturais enriquecidas por pinturas rupestres, verdadeiros quadros de vida de um povo em evolução constante que mereceu o título de Património da Humanidade, da visita aos centros históricos das suas cidades e vilas, aos museus, às aldeias comunitárias ou às quintas e solares.
Para quem gosta de fazer caminhadas, observar a natureza envolvente, ir à descoberta do desconhecido e apreciar a calma, Trás - os - Montes é sem dúvida um dos lugares a conhecer antes de morrer!