Skip to content

Como identificar minerais? EarthCache

A cache by J_C Message this owner
Hidden : 6/3/2018
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Definição de mineral: é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam especialmente (como por exemplo a grafite e o diamante).
Para os identificar de forma segura, é necessário recorrer a outros parâmetros tais como os indicados infra:
 
A cor é a característica mais evidente na observação dos minerais. Está dependente da absorção, pelos minerais, de certos comprimentos de onda do espetro solar. A observação da cor dos minerais deve ser realizada à luz natural difusa e em superfícies de fratura recente. Relativamente a este item, os minerais podem ser: - Idiocromáticos, quando apresentam uma cor característica e própria em toda a sua superfície (ex.: magnetite, malaquite, galenite e pirite). - Alocromáticos, quando não apresentam uma cor constante (ex.. quartzo).. A risca ou traço corresponde à cor do mineral quando é reduzido a pó fino. Esta é uma característica importante na identificação dos minerais porque a risca mantém-se constante, mesmo que a cor do mineral varie. É facilmente determinada friccionando o mineral sobre uma placa de porcelana fosca. Nos minerais idiocromáticos e nos metais nativos a cor da risca é igual à do mineral. Nos minerais alocromáticos de brilho vulgar a risca é branca ou quase branca. Nos minerais alocromáticos de brilho metálico, e que não sejam metais nativos, a risca é escura ou mesmo preta.

O brilho ou lustre é o modo como o mineral reflete a luz difusa, quando esta incide sobre uma superfície de fratura recente. Podem considerar-se três tipos de brilho: - o brilho metálico, em que a luz é refletida de modo semelhante ao dos metais polidos (ex.: galenite); - o brilho submetálico, semelhante ao brilho metálico, mas sensivelmente mais fraco (ex.. volframite); - o brilho não metálico ou vulgar. Este último pode ser sedoso ou acetinado (brilho semelhante ao da seda ou cetim), vítreo (como o do vidro), adamantino (brilho intenso como o do diamante), nacarado (brilho semelhante ao das pérolas), resinoso (brilho que lembra a resina), ceroso (como o brilho da cera) ou gorduroso (brilho que lembra uma superfície engordurada). A clivagem é a propriedade que o mineral tem de, quando sujeito a uma pancada, se dividir em lâminas ou poliedros limitados por superfícies planas bem definidas - superfícies de clivagem -, onde as ligações químicas dos cristais que formam o mineral são mais fracas. A clivagem pode ser perfeita, imperfeita ou inexistente A fratura corresponde à capacidade de o mineral quebrar em várias direções não coincidentes com os planos de clivagem, originando fragmentos com superfícies mais ou menos irregulares. Dadas as suas características, esta propriedade dos minerais revela que todas as ligações químicas são igualmente fortes. A fratura pode ser classificada em concoidal, escamosa, laminar, irregular, fibrosa ou terrosa..

A dureza consiste na resistência que o mineral oferece ao ser riscado por outro mineral ou por determinados objetos. Esta propriedade é condicionada pela estrutura e pelo tipo de ligações que se estabelecem entre as partículas, pelo que pode ser muito variável. A dureza de um mineral é avaliada em termos comparativos. Determina-se que um mineral é mais duro que outro quando, depois de pressionado, deixa um sulco no outro mineral. A determinação da dureza de um mineral é feita recorrendo a escalas de dureza como a escala de Mohs. A densidade de um mineral depende de vários fatores, como a sua composição química, principalmente da massa atómica dos seus constituintes, a distribuição dos átomos na rede cristalina, e a pressão e a temperatura a que se formou. Para determinar a densidade de um mineral pode recorrer-se à balança de Jolly, que fornece a relação existente entre o peso de um determinado volume do mineral no ar e o peso de igual volume de água. Propriedades químicas dos minerais: Para a identificação dos minerais pode recorrer-se a alguns testes químicos, como, por exemplo, o teste do sabor salgado para identificar a halite, ou o teste da efervescência com HCl para identificar a calcite.

 

 

Para conseguires validar o teu registo nesta EarthCache, propomos uma visita a Drave, a aldeia encantada da Serra da Freita. Sem eletricidade, água canalizada, gás, correio, telefone e telemóvel apenas a espaços, a «Aldeia Mágica» tem, por outro lado, o encanto das casas de xisto a contrastar com o caiado da capela, o murmúrio das águas da ribeira que por ali passa, o canto dos pássaros, o voo livre dos insetos. Para aqui chegar, há que percorrer um trilho de cerca de 4 quilómetros, desde Regoufe (PR14: Aldeia Mágica). Desabitada desde 2009, tem beneficiado, desde 1992, da intervenção do Centro Escutista, na reabilitação de alguns edifícios.

Xisto (do grego σχιστός schistós, ‘cindido’) é o nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificáveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por "lousa" (e, por extensão, designa-se como "terra lousinha" aos solos com base xistosa).

A argila metamorfizada, devido ao aumento de pressão e temperatura (metamorfismo), torna-se primeiro um xisto argiloso (folhelho), e em seguida, ao continuar o metamorfismo, passa a ardósia, que depois vira filito e finalmente passa a xisto. Ou seja, a sequência de formação é: argila - folhelho (xisto argiloso) - ardósia - xisto - gnaisse.

 

Drave, a aldeia mágica. Drave, aldeia misteriosa e encantada.


Drave é a verdadeira «aldeia mágica», e a única forma de chegar até lá é, precisamente, através deste percurso. Aparentemente perdida na montanha, sem habitantes, atravessada pela ribeira de Palhais, tudo aqui se aproxima do estado puro e intocável. O percurso começa em Regoufe, cujas histórias vai querer desvendar.

Altitude: Minas de Regoufe (670m)> Regoufe (600m)> Mato de Belide (720m)> Drave (600m)

Época aconselhada: Todo o ano

Geossítios: G22 – Complexo mineiro da Poça da Cadela (Regoufe)

Outros pontos de interesse: Aldeias de Regoufe e Drave, “Solar dos Martins” e Ribeira de Palhais

Caraterísticas do percurso
  • Ponto de partida: Capela de Regoufe
  • Ponto de chegada: Drave
  • Distância: 4,00 km
  • Grau dificuldade: Baixo
  • Duração: 3,00 h
  • Altitude máxima: 720 m
  • Altitude mínima: 600 m

Fonte:

 
 
O registo desta EarthCache: 
 
Para registares “found it” nesta earthcache desloca-te as coordenadas publicadas e responde as seguintes questões, enviando as respostas para o seguinte endereço: jotace.geo @gmail.com

Observa o xisto nas coordenadas indicadas e responde às seguintes perguntas:
  1. (uma pequena lupa aqui talvez ajude) Consegues distinguir grãos individuais no xisto?
  2. Que aspecto tem o xisto? (é uma rocha sólida e compacta ou laminada e macia)?
  3. Quais a cores predominante dessas rochas? Qual a sua textura?
  4. As camadas têm entre si espessuras variadas ou equivalentes?
  5. É possível riscar essas duas rochas com uma moeda? Qual a sua dureza segundo a Escala de Mohs listada nesta página?
  6. As fotos são um excelente cartão-de-visita para quem visita. Mesmo aqui ao lado há no chão um relógio do sol em Pedra, tira uma foto tua ou com um papelito com o teu nick.Obrigatorio anexar essa foto ao teu found it

Muito Obrigado pela Visita!

Se acreditas teres concluído com sucesso os objectivos desta EarthCache e já enviaste ao seu autor todos os requisitos conforme solicitado, por favor, sinta-se à vontade para a registar como encontrada. Posteriormente iremos verificar os requisitos enviados e, caso seja necessário, contacta-lo no sentido de efectuar as devidas correcções ao seu registo.

 

 

Additional Hints (No hints available.)