É de ressaltar que o Mosteiro foi o palco de uma revolta popular muito conhecida, a revolta da Maria da Fonte, ocorrida em 1846.
O local onde está inserido é designado como "do Mosteiro" devido ao facto de aí ter sido fundado, em 1067, o Mosteiro beneditino de São Salvador (orago da freguesia), por doação de D. Godinho Fafes, pai do rico-homem e alferes-mor de Henrique de Borgonha, conde de Portucale, responsável pela edificação da coutada de Fontarcada, onde o templo foi erguido num terreiro, talvez no princípio do século XII. A comunidade beneditina extinguiu-se no século XIV ou XV, e atualmente nada resta das instalações conventuais.
A igreja atual remonta ao final do século XIII e início do século XIV, altura em que os frades beneditinos mantiveram disputas com fidalgos das vizinhanças devido a direitos e senhorios. Em 1450, os privilégios do Mosteiro foram confirmados pelo Rei, cinco anos antes de o Arcebispo de Braga, D. Fernando da Guerra o decidir converter em arcediaconado.
A igreja é de origem românica, que mantém alguns tarços estilísticos. Foi restaurada no século XVI e encontra-se classificada como Monumento Nacional por Decreto de 16 de junho de 1910.
Quanto à cache tem um container com logbook e material de escrita.Boas cachadas