Cabeçudos - Marvão. Traditional Cache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:  (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Cabeçudos - Marvão.
Cabeçudos é uma pequena aldeia pertencente à freguesia de santo António das Areias, concelho de Marvão.
Como tantas aldeias por esse pais fora foi perdendo habitantes, a ponto de hoje por ali residirem menos de 50 pessoas na sua grande maioria idosas.
Apesar de ser uma aldeia muito pequena, a visita vale a pena, pois encontra-se muito bem preservada, com as suas casas apesar de maioritariamente modestas encontram-se conservadas com as suas paredes caiadas e com algumas listas azuis e amarelas como sempre foi era típico na zona . De vários pontos da aldeia é possível ver o imponente castelo de Marvão bem lá no alto e ainda varias choças que em tempos eram usadas para a criação de animais , arrecadações e nalgumas chegaram mesmo a viver famílias mais pobres. Recomendo que deixem o carro estacionado no parque recomendado e façam o caminho a pé para apreciar a aldeia, e com um bocado de sorte pode ser que lá encontrem o Francisco. O Francisco é um burro muito simpático, que a principio fica um pouco desconfiado mas que passado pouco tempo já conseguirão t fazer-lhe festas e até tirar algumas fotos.
A cache encontra-se perto do fontanário da aldeia que antes de por aqui existir agua canalizada os habitantes a vinham buscar nas tradicionais bilhas de barro para abastecer as suas residências. Existe aqui também um tanque com lavadouros públicos, onde as mulheres vinham lavar a roupa, e por a conversa em dia , digamos que uma espécie de Facebook de outros tempos. A agua desse tanque era depois aproveitada para rega das hortas, tendo os habitantes um esquema que só podiam usar a agua em certos dias e a certas horas para que a mesma pudesse chegar para todos.
Por favor não procurem nos muros existentes perto do GZ uma vez que a cache não se encontra lá.
Additional Hints
(Decrypt)
An sraqn qn ebpun dhr rkvfgr ab ynetb cbe geáf qb sbagnaáevb, cbe snibe aãb zrkre abf zhebf dhr rkvfgrz cbe cregb.