Skip to Content

<

Ered Mithrin Gnammas - BE04

A cache by bmps2003 and Frodo! Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/26/2018
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
3.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 
Flag Counter
Translation

Ao longo deste rio foram encontrados estranhos vestígios, marcas do tempo, rochas oriundas das terras negras de Ered Mithrin que aqui foram descobertas a passagem de hobbits e criaturas da terra média, conseguirás tu identificar e e obter o teu registo válido?

1 - Chegados ao GZ irás encontrar um grande "amontoado" de rochas grandes.

1.1 - Quantas rochas grandes encontras com Gnammas?

1.2 - NO GZ na rocha mais acima, irás encontrar varias Pias, quantas são?

1.3 -Qual a Largura e Cumprimento máximo da maior Gnamma que encontrar no local.

1.4 - Qual a altitude a que te encontras no GZ na rocha mais acima?

 

2 - Estudado os tipos de Gnammas e a sua formação indica

2.1 - Explica por palavras tuas o que é uma Gnamma.

2.2 - Explica por palavras tuas o processo de formação de uma Gnamma

2.3 - Classifica quanto a sua morfologia o tipo de Gnamma que encontras no local

 

3 - Nas rochas consegues visualizar um "bico" numa das pontas da Gnammas.

3.1 - A que se deve essa formação?

3.2 - Qual o sentido desse "Bico"?

 

4 - (OBRIGATORIO A PARTIR DE 2019-07-01) - Coloca uma foto tua na zona do GZ, mas de forma que não mostre ou seja possível identificar respostas.

 

Poderás fazer o teu registo online, caso assumas que as respostas possam estar correctas, no entanto de seguida, deverás enviar email para o perfil com as mesmas.

Caso não sejam enviadas respostas, esses registos serão apagados sem qualquer aviso prévio

"Gnamma" é o termo amplamente usado para descrever uma depressão circular oval que contêm água sazonalmente. "Pits" ou "Tigelas" são de forma hemisférica, enquanto que as "Panelas" possuem fundos rasos e de maior desenvolvimento nas laterais sobre a recessão vertical.

As Gnammas são o resultado da resistência a longo prazo e são geralmente vistos em terra firme ou muito grandes blocos de rocha. Termos similares são "Opferkessel" (alemão, aproximadamente "bacia sacrificial"), "Poltrona Oca", "Panelas Temporais" (ou poços) e Panelas de Solução (ou boxes). Em Portugal o termo mais usado é  "Pias".

Têm sido propostos dois tipos genéticos de Gnamma. Uma de origem subaéreo ou epigénica, em que a acumulação de água de superfície sobre uma concavidade leva à formação de uma cavidade por desgaste físico e/ ou químico.

Outros Gnamma têm uma gênese mais complexo relacionado com a concentração de tensões em determinados pontos do maciço granítico durante a colocação da intrusão e, portanto, podem ser considerados como recursos endógenos (Vidal-Romaní 1985)

Há forte evidência de que as bacias são devidas ao ataque de humidade, o que produz formas arredondadas de perfeição considerável através da concentração de alterações temporais em projeções.

As "Pias" (Gnammas) são depressões formadas em rocha sólida (descoberto por Twidale e Corbin, 1963) e que morfologicamente elas variam em detalhes, mas a maioria é oval, elíptica ou circular no plano, algumas são fortemente influenciadas pela articulação, são angulares na forma, e outros, resultantes da coalescência de dois ou mais indivíduos, são irregularmente lobulados no plano.

Todas as Gnammas servem como armazenagem temporários de água onde é acumulada da chuva e o escoamento é feito através da evaporação, utilização pelos animais (incluindo os humanos), ou por infiltração no subsolo.

Ocorre também o escoamento se a quantidade excede a armazenagem e a água transborda, formando uma saída para que a depressão eventualmente torna-se parte de um sistema de drenagem integrada.

Imagem 1 - Pias menores e tigelas desenvolvem-se a partir de irregularidade da superfície e / ou fraquezas litológicas (Pe., juntas, xenólitos, mudança textural).

Imagem 2 - As Pias ampliam-se e aumentam em profundidade, sazonalmente enchem-se com água.

Imagem 3 - A pia desenvolve paredes verticais, resultando em formas de marmita. Vertedouros são incipientes. A precipitação sazonal remove o lodo acumulando, areia e alguns seixos.

Imagem 4 - Aumento das taxas do crescimento dos laterais e as velocidades de aprofundamento diminuem. Ampliam-se lateralmente e os fundos aumentam para produzir panelas mais amplas. Subprodutos da erosão acumulam-se.

Imagem 5 - Taxa de crescimento das paredes diminui. Poços adjacentes e panelas podem se aglutinar em gnammas maiores. Vertedouros ampliam-se com canais marcados. Revestimentos Rocha pode evoluir para de cementação, que promove o desenvolvimento de lábios. A “Pia” começa a encher com subprodutos da erosão ou através de contribuições de lodo e areia.

Imagem 6 - Canais e escoadores unem as gnammas adjacentes. A Acumulação de sedimentos suporta o crescimento da planta (grama, musgo, carriço, … ) para colonizar a depressão.

Observam-se Gnammas em blocos de rocha em algumas áreas, sugerindo que as formas evolucionam rapidamente em termos geológicos - em questão de alguns milhares de anos.

PAN -  são relativamente rasas, são planas, e também são desenvolvidos em encostas suaves

PITS -  São hemisférica e desenvolvem-se com laterais suaves

Cavidades Cilíndricas - Geralmente são circulares e rectangulares em secção vertical, de modo que eles sejam apropriadamente referidos como de forma cilíndrica

Depressões em Forma de Silha - São assimétricas na secção normal, com os contornos, tendo altos respaldos do lado da curva ascendente, mas sendo abertos na descendente e são típicas das encostas íngremes.



    

Additional Hints (Decrypt)

[PT] Phvqnqb pbz nf crqenf zbyunqnf
[EN] Or pnershyyy jvgu jrg Fgbarf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

11 Logged Visits

Found it 6     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Update Coordinates 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 19 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.