Skip to content

Icnofósseis de Cabanas Longas [Arouca] EarthCache

A cache by J_C Message this owner
Hidden : 01/31/2019
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



Para registares “found it” nesta earthcache desloca-te às coordenadas publicadas e responde às seguintes questões, enviando as respostas para o seguinte endereço: jotace.geo@gmail.com

  1. Coloca-te de frente para a parede Vertical onde podes observar os Icnofósseis. Descreve e caracteriza de forma suscita e objectiva o que consegue observar à tua volta junto às coordenadas indicadas (Opcional: fotos se não tiveres palavras para descrever tamanha beleza natural!).  1.1. Há um detalhe num Icnofóssíl que salta à vista, qual é?
  2. Foca-te nesse Icnofóssíl. Qual a sua orientação em relação a parede Vertical: Horizontal, Vertical ou Diagonal? 2.1. Em  que zona desta parede Vertical o podes observar: na zona mais perto do solo, zona intermédia ou na zona mais alta da parede?
  3. A parede Vertical onde observas os icnofósseis estão orientados para que ponto cardeal?
  4. Observa o tipo de movimento, que marcas consegue observar?
  5. Qual a teoria científica que sustenta o aparecimento neste local destes Icnofósseis?
  6. Qual ou quais as razões possíveis para encontrar tantos Icnofósseis nesta parede Vertical?

Tarefa Fotográfica: Uma foto tua, ou com algo que identifique a tua presença no local será indispensável para completares a tarefa com sucesso!Obrigado pela visita!

 


 
O que são Icnofósseis?
Na zona de Cabanas Longas, em Alvarenga, localiza-se um dos mais relevantes geossítios do Arouca Geopark dado o seu interesse nacional e internacional. Neste local ocorre uma elevada concentração de icnofósseis, marcas fósseis deixadas nos sedimentos há cerca de 480 milhões de anos pelas trilobites. Este local de interesse geológico reúne exemplares de Cruziana imbricata, Cruziana rugosa e Cruziana furcífera, podendo observar-se, num plano em particular, a interceção de duas gerações de pistas. É de realçar a presença de diversos exemplares de Cruzianas.

As Cruziana são pistas de locomoção/alimentação de trilobites, bilobadas com sulco central e estrias oblíquas causadas pela fricção dos apêndices locomotores durante o movimento. Quando o animal caminhava sobre o substrato argiloso cavava sulcos bilobados que posteriormente eram recobertos por areia. Esta areia deu origem a quartzitos em que podemos observar os moldes destas pistas.
De entre os inúmeros tipos de icnofósseis conhecidos, existem três categorias principais associadas com as trilobites: Rusophycus, Cruziana, e Diplichnites.
Mas o que são icnofósseis? Se os fósseis correspondem a organismos que ficam preservados na rocha, os icnofósseis são vestígios desses organismos (pegadas, rastos) e que correspondem a vestígios da atividade desse organismos. Os icnofósseis de Cabanas Longas correspondem a pistas de cruzianas que fossilizaram e que aparecem agora expostas numa rocha vertical como se fosse uma parede. Para quem quiser saber mais podem consultar o site do geopark Arouca.

 
Os icnofósseis e a movimentação das trilobites
Quando uma trilobite se encontra imobilizada, parcialmente enterrada na superfície argilosa do fundo marinho, deixa uma impressão bi-lobada chamada Rusophycus, que por vezes apresenta as marcas paralelas deixadas pelas suas pernas. Cruziana são marcas longitudinais deixadas por uma trilobite enquanto se movimentava, parcialmente enterrada, através da lama. A parte mais larga da sua carapaça deixou as marcas laterais enquanto que o movimento das pernas deixou as marcas em forma de "V" no centro do rasto. Finalmente, quando a trilobite se começa a movimentar livremente sobre o fundo marinho, deixa pegadas chamadas Diplichnites, que se podem tornar cada vez mais espaçadas, à medida que a velocidade de locomoção aumenta. Como se pode observar na ilustração (sense of movement), os três tipos de marcas podem evoluir de uns para os outros, conforme a trilobite se encontra parada, se movimenta parcialmente enterrada ou livremente sobre o fundo.


Fonte: http://montanhasmagicas.pt/pt/onde-ir/destaques-paisagisticos/geossitios/icnofosseis-de-cabanas-longas/

 

Additional Hints (No hints available.)