Skip to Content

<

CITO nas Lagoas de Bertiandos

A cache by FabiosaGeo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Saturday, March 16, 2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

16 March 2019, 13:30 - 15:30


                                                    

Lagoas de Bertiandos
 

As Lagoas encontram-se localizadas na Região Noroeste de Portugal Continental, numa zona de interação entre o clima Mediterrâneo, Atlântico e Continental. Em particular, localiza-se no Sector Galaico-Português, mais propriamente no Sub-Sector Miniense Litoral. Este conjunto de fatores biogeográficos traduzem-se na presença de ecossistemas de elevada importância natural, nomeadamente bosques higrófilos, pastagens húmidas, lagoas, rios e pinhais.

Estas estruturas constituem elementos críticos no que respeita à conservação da biodiversidade local, devido à sua importância como refúgio, habitat e zona de alimentação para uma grande diversidade de espécies animais e vegetais, sendo a única zona húmida classificada na Região Norte de Portugal.
Área importante para a conservação da biodiversidade aos níveis regional, nacional e mesmo internacional, no caso de algumas espécies e habitats específicos. Essa importância relaciona-se principalmente com a presença de uma diversidade de biótopos associados a uma zona húmida continental, nos quais se identificam habitats e espécies de conservação prioritária.

No que respeita à fauna, embora a Área Protegida tenha uma dimensão bastante reduzida, apresenta uma diversidade de espécies de vertebrados que se considera como sendo elevada em diversos aspetos, refletindo-se em valores de riqueza específica que se consideram significativos. Foram inventariadas, até ao momento, 9 espécies de peixes dulciaquícolas ou migradores, 13 espécies de anfíbios, 11 espécies de répteis, 41 espécies de mamíferos e 144 espécies de aves.

           
Rela [Anfíbio] Lontra [Mamífero] Cuco Canoro [Ave] Javali [Mamífero] Sardão [Réptil]

Foram já contabilizadas 508 espécies vegetais, tendo sido identificada a presença de alguns endemismos ibéricos, espécies raras e espécies ameaçadas. Este conjunto de fatores, e uma vez que se trata de uma área de pequena dimensão geográfica, confere um grande valor florístico a este local.

Nenúfar Genciana Azevinho Violeta de Água Dedaleira
 

 

O Evento consistirá num CITO (Cache In Trash Out) a realizar na zona das coordenadas publicadas, e ao longo de alguns trilhos das Lagoas dos Bertiandos.

Terá início nas coordenadas publicadas pelas 13:30 horas do dia 16 de Março de 2019. Terminará pelas 15:30 horas.

Numa primeira fase, que se prevê que dure 30 minutos, começaremos por recolher algum lixo existente na área envolvente ao ponto zero.

Posteriormente, e assim que o lixo se encontre recolhido neste local, iremos continuar a recolha ao longo de uma agradável caminhada pelos passadiços e trilhos existentes nas Lagoas, de forma a apreciar a sua fauna e flora característica. A participação na caminhada não é obrigatória e o percurso previsto tem aproximadamente 5,5 quilómetros.

Serão disponibilizados sacos e luvas de látex para a recolha do lixo. No entanto poderão trazer as próprias luvas.

A participação neste CITO dá direito a souvenir, assinalado pela época que se estende desde 1 de Março até 31 de Maio de 2019. Mais informações aqui. No entanto, o maior souvenir é mesmo este: poder contribuir e dar "uma mãozinha" pela Natureza.

Não estão previstas visitas organizadas às caches vizinhas, mas se calhar ainda lá vamos.

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

21 Logged Visits

Write note 6     Will Attend 7     Attended 6     Publish Listing 1     Announcement 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 22 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.