Skip to Content

<

A CIDADE E AS SERRAS - PENAFIEL # BÓNUS

A cache by asribeiro Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/08/2019
Difficulty:
3.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

A CIDADE E AS SERRAS - PENAFIEL- BÓNUS CACHE

A CIDADE E AS SERRAS – PENAFIEL

BÓNUS

Agora se já visitas-te esta série de caches, a cidade e as serras, e se retiras-te os respetivos códigos, estás preparado para visitar esta BÒNUS:

PENAFIEL é umacidadeportuguesanodistrito do Porto,região do Nortee sub-região doTâmega e Sousa, com cerca de18 950habitantes UMA POPULAÇÃO QUE SE URBANIZA, Uma avaliação recente - Cidades, 2004». Instituto Geográfico Português. Consultado em 29 de Junho de 2007 "}}">[1]

É sede de ummunicípiocom212,24 km²de áreaCarta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP), versão 2013 (ficheiro Excel zipado). Acedido a 28/11/2013."}}">[2]e72 265habitantes (2011'Censos 2011 (Dados Definitivos)', 'Quadros de apuramento por freguesia' (tabelas anexas ao documento: separador 'Q101_NORTE'). Acedido a 27/07/2013."}}">[3]), subdividido em 28freguesias.Diário da República, Reorganização administrativa do território das freguesias, Lei n.º 11-A/2013, de 28 de Janeiro, Anexo I. Acedido a 19/07/2013."}}">[4]O município é limitado a norte pelo município deLousada, a nordeste porAmarante, a leste porMarco de Canaveses, a sul porCastelo de Paivae a oeste porGondomareParedes.

Penafiel está situada no topo e encostas de uma pequena colina, conhecida como Arrifana, entre orio Sousae orio Cavalumafluentes do lado direito dorio Douro. Penafiel foi em temposdiocese, e actualmente permanece como um dos principais eixos urbanos da região deVale do SousaeTâmega. Esta cidade fica situada a 30quilómetrosalesteda cidade doPorto. É uma cidade muito antiga, dado que é a segunda cidade mais antiga do norte do país.

História

Até ao reinado deD. José I, era conhecida comoArrifana de Sousa; por carta régia de 3 de Março de 1770, viu a sua designação alterada paraPenafiel, e ser elevada à categoria decidade. Também nesse ano foi, porbuladoPapa Clemente XIV, erecta em sede dadiocese do mesmo nome, ao mesmo tempo que adiocese de Pinhel; porém, teve curta duração, e apenas se conta um bispo na sua breve existência.

As 28 freguesias do concelho são na sua grande maioria bastante industrializadas, embora outras apresentem ainda um cunho bastanterural, tem tambémaldeias rurais preservadas. Aldeias que se apresentam com casas feitas com pedras de pequena dimensão, lascas degranito, material muito abundante na localidade até porque Penafiel é uma zona de extracção de granito e com os beirais dos telhados emxisto. Há cerca de 100 anos a grande maioria das casas tinham tectos exclusivamente feitos de xisto, no entanto e com o surgir de novos materiais e com a progressiva modernização esta tradição foi sendo abandonada em detrimentotelhacomum, sendo que actualmente o xisto só aparece nos beirais.

A origem do nome Penafiel é diferente em diversaslendas, sendo no entanto a mais comum a que afirma que a origem do nome surgiu defortificaçõesexistentes na localidade.

Quando se deu a fundação da cidade, erguiam-se aqui doiscastelos: um deles situava-se junto ao rio Sousa, a norte do seu leito, e chamava-seCastelo de Aguiar de Sousa; O segundo na margem sul denominava-secastelo da Pena (Pennafidelis). Atacado diversas vezes pelosmouros, esta última fortificação nunca se rendeu, o que lhe valeu o epítecto de "fiel" passando assim a ser conhecida por Castelo dePenafiel.

Ex-líbris de Penafiel

Apesar deste episódio, a povoação manteve durante séculos a sua antiga designação Arrifana de Sousa. Quanto à proveniência do nome Arrifana persistem dúvidas sobre se terá origemárabeou se estará ligado ao nome deArriana, filha doHermenegildo Gonçalvese de D.Mumadona Dias. Após a morte do pai, Arriana herdou esta terra de que foi senhora noséculo X.

Diversos terrenos da região foram também propriedade deD. Mafaldana primeira metade doséculo XIII.

O início da paróquia de Arrifana de Sousa data doséculo XVI. No mesmo século, em1519, o reiManuel I de Portugalconcede-lhe carta deforal, sem, contudo, a elevar a Vila. No ano de1723a população pede aomonarcaque o lugar fosse elevado a vila, com Juiz e Câmara próprios. O Porto, sentindo-se prejudicado, não gostou da ideia e pressionou para que que houvesse decisão negativa a este processo, só conseguindo adiar esta situação até1741. É nesse ano, durante o reinado deJoão V de Portugal, que a paróquia é elevada a vila, por decreto de7 de Outubrode1741, tendo Câmara e Juiz de Fora e dos Órfãos.

Uma lei do reiJosé I de Portugaldatada de 3 de Março de1770, altera finalmente o topónimo da localidade para Penafiel e confere-lhe a categoria de cidade.

Ainda em 1770, é criada uma bula doPapa Clemente XIV, que criou a diocese de Penafiel, que foi assim separada eclesiasticamente dadiocese do Porto. Foi nomeadobispoocarmelitaDom Frei Inácio de São Caetano, confessor deMaria I de Portugal, que na altura era aindaprincesa do Brasil. Por se encontrar junto da futura rainha o bispo nunca chegou a administrar a diocese. D. Maria I quando foi eleita rainha convenceu o Frei a renunciar ao bispado e em1778oPapa Pio VIextingue a diocese, incorporando-a de novo na do Porto.

Este município integra aRota do Românico do Vale do Sousa. A AGRIVAL, maior feira agrícola do Norte, realiza-se nesta cidade.

Durante o ano a Cidade de Penafiel é palco de várias festas, feiras e romarias. São destaque as celebrações da Semana Santa, o Corpo de Deus-Festas da Cidade e do Concelho com tradições únicas no país, a Noite Branca, Noite Vermelha, Penafiel Racing Fest, São Martinho de 10 a 20 de Novembro, a escritaria e a Penafiel Cidade Natal

A CACHE:

Esta cache não se encontra na coordenada publicada.

Para conseguires lá chegar, utiliza os códigos que retiras-te das Caches:

A CIDADE E AS SERRAS #1 GC83JER

A CIDADE E AS SERRAS #2 GC83V5M

A CIDADE E AS SERRAS #3 GC83V5X

A CIDADE E AS SERRAS #4 GC83V5V

A CIDADE E AS SERRAS #5 GC84FHD

A CIDADE E AS SERRAS #7 GC86404

A CIDADE E AS SERRAS #8 GC8640C

A CIDADE E AS SERRAS #9 GC85QZ2

A CIDADE E AS SERRAS #10 GC8640M

no formulário seguinte:

N [(G)(E)]º [(E)(H)]. [(B*C)(G)]

W00 (C)º [(E)(B+E)]. [(C)(E)(H)]

É necessário levar material de escritas,


A cache não é uma embalagem tradicional. Cotem logbook e stashnote.
NÃO ESTÁ EM MUROS. NÃO É PRECISO ESTRAGAR NADA.
Deixem como encontraram.

Sempre que possível façam C.I.T.O. ('cache in trash out' que é como quem diz 'faz a cache recolhe lixo') e divirtam-se.

Espero que gostem




This page was generated by Geocaching Portugal Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Phvqnqb pbz bf zvebarf
qvfsneçn cnen aãb pbybpne rz crevtb n qhenovyvqnqr qn Pnpur

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

14 Logged Visits

Found it 10     Write note 3     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.