O BUSHCRAFT, que se pode traduzir livremente para Português para "artes do mato" é um conjunto de conhecimentos e de rotinas que nos melhoram a vida em campo. Com um leque muito vasto de temas, que vão das técnicas primitivas às tecnologias GPS mais recentes, visa dar-nos por um lado a confiança necessária para que vivamos mais aventuras e por outro lado abre-nos as vistas a um maior entendimento do mundo natural, e uma melhor relação com o nosso meio. Encoraja-nos a sermos mais aventureiros e aumenta-nos os conhecimentos. No fundo permite-nos sermos praticantes de actividades de outdoor mais competentes, independentemente de que actividades sejam.
É assim um conhecimento valioso para todo o género de actividades de outdoor, sejam elas escalada, montanhismo, btt, caminhadas, etc.
Muitas vezes confunde-se o bushcraft com a sobrevivência. De um modo simples, se acendemos fogo com pauzinhos numa viagem pelo mato, é bushcraft; se o fazemos de emergência porque ficámos presos no mato, é sobrevivência; se o fazemos para acender o churrasco no quintal para os amigos, é um truque de festa. A mesma técnica, propósitos diferentes.
Chamamos sobrevivência a um conjunto de técnicas que nos permitem regressar a casa ou ser socorridos em caso de acidente ou falha de equipamento. Existem muitos tipos de sobrevivência, com condicionantes diferentes: a civil, a militar, de mar, de aviadores, de paraquedistas, etc. Cada grupo transporta o seu equipamento específico, prepara (ou não) as suas actividades de modo próprio e tem rotinas que lhe tornam mais ou menos difícil a subsistência no mato. É pois importante que cada pessoa conheça técnicas adequadas ás suas condicionantes, porque o que pode ser eficaz para um militar pode ser desastroso para um civil.
|