Skip to Content

This cache has been archived.

FabiosaGeo: CITO ao mapa!

More
<

CITO - Praia Fluvial da Barca do Lago

A cache by FabiosaGeo Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Sunday, 27 October 2019
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size: other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

27 October 2019, 09:30 - 10:30

 

 
Praia Fluvial da Barca do Lago
 

                                                                      

 

Rio Cávado e a Barca do Lago

 

O rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 metros, passa pelos concelhos de Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos, Esposende e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende, após um percurso de 135 km. 
  

O Cavado aqui é largo... com águas tranquilas e espraiadas pelas margens baixas, parece um lago, realmente.
  

Este era um dos melhores locais de passagem do rio, desde os remotos tempos romanos, passando pelos medievais, em que peregrinos em romagem se deslocavam para Santiago de Compostela.
  

Para tal, a “barca” ligava as duas margens num vai-e-vem constante, conforme havia gente para atravessar. Em ambas as margens havia barqueiros, que atendiam aos pedidos dos viajantes, de qualquer condição social. Mas este “lago” não favorece a região apenas com um bom ponto de passagem do rio. As águas limpas e correntes são férteis em peixes, e a pescaria sempre aqui foi abundante e proveitosa. O local é tão aprazível que as casas nobres aqui se fixaram. Havia residências de famílias brasonadas numa e noutra margem. Em redor do Lago havia actividade todo o ano.
  

Mais informação aqui

 

 


 

O Evento consistirá num CITO (Cache In Trash Out) a realizar na zona das coordenadas publicadas, ao longo do areal da Praia Fluvial. Terá início no local assinalado pelas 09:30 horas do dia 27 de Outubro de 2019. Terminará pelas 10:30 no mesmo ponto.

 

Numa primeira fase, que se prevê que dure 30 minutos, começaremos por recolher algum lixo existente na área envolvente ao ponto zero. Esperemos que seja pouco. Posteriormente, às 10:00h e assim que o lixo se encontre recolhido neste local, iremos continuar a recolha ao longo de uma agradável caminhada pelo areal. Num local escolhido na altura será tirada a tradicional foto de grupo com os participantes.
Serão disponibilizados sacos e luvas de látex para a recolha do lixo. No entanto poderão trazer as próprias luvas.

 

A participação neste CITO dá direito a souvenir, assinalado pela época que se estende desde 1 de Setembro até 30 de Novembro de 2019. Mais informações aqui. No entanto, o maior souvenir é mesmo este: poder contribuir e dar "uma mãozinha" pela Natureza.

 

O grupo na praia fluvial

 

Additional Hints (No hints available.)



Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.