A DATA de 15 de OUTUBRO de 2017 ficará para sempre gravada na memória de todos os portugueses, como um dos dias mais dramáticos da nossa história recente relativamente a fogos florestais. A quantidade de fogos florestais simultâneos e a área ardida foram descumunais.
Os incêndios florestais em Portugal de outubro de 2017 deflagraram no centro e norte do país, bem como na região da Galiza em Espanha.[3] 440 incêndios estavam ativos em Portugal (523 ocorrências, dos quais 33 de tamanho importante).[4] A porta-voz da proteção civil descreveu este dia como "o pior dia do ano em matéria de incêndios florestais".[5]
O fogo propagou-se rapidamente devido:
- aos ventos fortes causados pelo furacão Ophelia que assolaram o litoral da península Ibérica [6] ;
Furacão Ophelia
- às temperaturas invulgares acima dos 30º e à seca na Península Ibérica de 2017. O mês de setembro de 2017 foi o mais seco em 87 anos. 81% do território encontrava-se em seca severa e 7,4% em seca extrema.[7] No mesmo ano, o número de incêndios na Europa duplicou, fenómeno que os especialistas atribuem ao aquecimento global.
Os incêndios destruíram várias casas e edifícios industriais, e chegaram a cortar múltiplas estradas, incluindo autoestradas.[9] Os incêndios resultaram em 50 vítimas mortais confirmadas[10] e mais de 70 feridos.
Mais de 50 000 hectares terão sido consumidos pelas chamas,[27] incluindo perto de 80% da superfície do Pinhal de El-Rei, no distrito de Leiria, plantado no século XIII.
Pinhal de Leiria
Foi decretado um luto nacional de três dias.[11].
##########################################
No concelho de Alcobaça, Freguesia de Pataias e Martingança ocorreu um dos maiores inêndios que há memória.
Tendo começado perto da Praia da Légua, deslocou-se rapidamente para Norte devido aos ventos invulgares vindos de Sul provocados pelo Furacão Ophélia.
Varreu tudo o que ía aparecendo pelo caminho, passando pelas praias de Vale Furado, Paredes da Vitória e aproximando-se da Vila de Pataias.
Paredes da Vitória
A área ardida foi enorme a rondar os 3000ha.
A paisagem ficou totalmente descaracterizada, facto que se pode constatar percorrendo a extensa área ardida. Ficámos todos mais pobres sem um dos nossos mais importantes pulmões.
Paisagem depois do Fogo
FIRE - KX21 |
FIRE - KX21 |
Passado um ano e meio a paisagem está totalmente alterada, foram cortadas muitas das árvores ardidas, mas ainda se vêem as marcas fortes deste terrível acontecimento.
Os amigos BOMBA, PINTAS E CHAMINHA, que muito se empenharam no ataque ao fogo 2017, voltaram passado um ano e meio para ver como se encontra a paisagem nesta zona. Estás convidado a vir com eles, mas para isso terás que resolver um pequeno desafio.
|
PUZZLE
|