Skip to content

Caverna do Santo Cristo EarthCache

Hidden : 2/29/2020
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Cavernas de Basalto


As cavernas vulcânicas, também conhecidas como tubos de lavas, são formadas durante a erupção dos vulcões. Após percorrer a superfície e formar os rios de lava, a exposição com o meio ambiente causa o resfriamento e solidificação da lava, resultando em uma crosta que vai se tornando cada vez mais espessa, até que a parede forme um túnel de lava. Na medida em que o fluxo de lava diminui, o túnel começa a se esvaziar, resultando nos condutos vulcânicos. As cavernas são originárias de processos geológicos que podem envolver uma combinação de transformações químicas, tectônicas, biológicas e atmosféricas. Devido às condições ambientais exclusivas das cavernas, este ecossistema apresenta fauna especializada para viver em ambientes escuros e sem vegetação nativa.

Cavernas em basalto não são uma formação comum. O basalto é uma rocha ígnea (rochas formadas pelo resfriamento do magma de vulcões) que dificilmente chega a formar cavernas. São, na verdade, tubos de lava preservados. Formações como essa servem para entender o processo do derramamento de lava do "Planalto Basáltico" (ou Planalto Meridional). Não se sabe de onde veio a lava, só o caminho que percorreu. A estimativa, apesar de evidências se perderam no tempo, é de que alguns derrames têm idade superior a 130 milhões de anos.

De acordo com Tratz et al. (2016), as cavernas vulcânicas resultantes do esvaziamento de tubos de lava caracterizam o segundo tipo mais comum de cavernas na Terra, porém são raras as cavernas deste tipo no Brasil. As cavidades encontradas até o momento no país, estão quase sempre desenvolvidas em paredões rochosos compostas pelas diferentes rochas aflorantes, e as grutas e abrigos se caracterizam, não somente pela sua beleza singular, mas também pelo ambiente que as circundam, geralmente localizadas próximas à rios, córregos e quedas d’água e escondidas em meio à vegetação nativa.

Para logar esta Earthcache, responda às seguintes perguntas:

1. Como são formadas as cavernas ou grutas vulcânicas?

2. A partir do ponto de entrada à caverna, ela está em aclive ou declive?

3. Há gotejamento. Como você identifica a origem dele?

4. Estime o comprimento (em metros) da caverna em sua entrada ("E" no mapa).

5. Tire uma foto sua ou de algo que te identifique no local e publique no log.

Referências:
TRATZ, E. ; SILVA, W.B. ; WAICHEL, B.L. ; CASTRO, R.A. Tubos de lava da região central do Paraná: configuração geológica e geomorfológica. Simpósio Nacional de Geomorfologia. Anais...Maringá, 2016. Disponível em: http://www.sinageo.org.br/2016/trabalhos/1/1-398-1737.html TEIXEIRA, W. Projeto RADAM-BRASIL: Folhas SH.22/Porto Alegre, SI.22/Lagoa Mirim e SH.21/Uruguaiana. Interpretação de dados radiométricos e evolução geocronológica. Florianópolis: DNPM, 1982.

Additional Hints (No hints available.)