Fraga do Puio
A Fraga do Puio ou Peinha de l Puio é um emblemático miradouro natural sobre o rio Douro, instalado sobre um afloramento granítico, de topo aplanado, que se precipita quase na vertical para o rio, sendo um dos três geossítios com relevância nacional para paisagens fluviais de tipo canhão.
Este local tem elevado valor estético, funcional, educacional e científico (geomorfológico e petrológico), pois representa o primeiro estádio na denudação do terreno por erosão e a exposição da parte superior de um corpo granítico intrusivo.
Este miradouro em território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica integra a rede de miradouros do Parque Natural do Douro Internacional. Faz ainda parte da Rota dos Castros e Berrões.
O Arqueiro da Fraga do Puio
A Fraga do Puio é uma encruzilhada que estrategicamente olha a corrente do rio na sua curva aguda. E olha simultâneamente a terra. E as arribas de ambas as margens. Os raios solares, desde a alvorada ao crepúsculo, mas sempre quentes, iluminam o Arqueiro do Puio. Ele está aqui precisamente porque o lugar é de encruzilhada da terra e do rio, banhado continuamente pelo sol, de dia, e pela lua cheia, durante a noite. Olhemo-lo porque ele foi gravado para contar uma história. Decerto uma história mitológica que, transcorrendo de geração em geração pela via da oralidade, uniu as gentes que habitavam, ou somente se reuniam neste lugar. No Puio, onde a história seria recitada , e naturalmente "recriada" dando, de cada vez que era enunciada, novos sentidos e nova vida à representação. Mas as histórias não escritas apagam-se sempre da memória. Ficou-nos o Arqueiro na fraga e a Fraga.
Na sua concepção original terá sido um herói, guerreiro ou caçador, ou simplesmente um ser mítico? Tendo como fonte de luz e de calor o sol do lado nascente (o sol nascente?), alveja algo no horizonte longínquo, a poente. Aponta-lhe o arco retesado, mantendo as pernas abertas em compasso dinâmico do lado de cá duma margem, (dum rio? dum caminho?), mas, desconcertantemente, continua a olhar-nos de frente, com o seu "toucado" ou capacete sobre a cabeça.
Em que época terá sido gravado na pedra? O período que transcorre entre 5000 e 2000 AC (Neolítico e Calcolítico)é a cronologia mais aceitável para o Arqueiro do Puio. Havendo provas arqueológicas, através de achados de materiais e de estelas antropomórficas, de que todo o esporão rochoso que inclui a Fraga do Puio foi ocupado pelo menos desde cerca de 4000 AC, sendo esta a hipótese cronológica que por ora ganha mais consistência. (Maria J. sanches).
p.s - Para breve a tradução para Inglês, Francês, Castelhano e Mirandês
Por favor, não retirem o lápis e o logbook.
Recoloquem-na no mesmo sitio onde a encontraram e deixem-na bem escondida para não atrair a atenção aos muggles.
IMPORTANTE (dica): A cache NÃO se encontra em nenhum dos muros existentes no local. IMPORTANT (hint): The cache is NOT located in any of the existing walls. IMPORTANT (indice): Le cache NE se trouve sur aucun des murs existants. IMPORTANTE (pista): La cache NO se encuentra en ninguna de las paredes existentes.