Skip to content

Intemperismo Diferencial [Arouca] EarthCache

A cache by J_C Message this owner
Hidden : 07/15/2019
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Para registares “found it” nesta earthcache desloca-te às coordenadas publicadas e responde às seguintes questões, enviando as respostas para o seguinte endereço:jotace.geo@gmail.com. As fotos da tarefa terão que ser obrigatoriamente anexadas ao seu registo para validares o teu found it!Ground Zero...

Nas coordenadas encontramos um afloramento rochoso onde podemos encontrar este fenómeno.

1. Qual o(s) motivo (s) para esse tipo de modificação?

2. A orientação do afloramento e das suas modificações são uniformes ao longo do afloramento rochoso? Justifica a tua opinião.

3. Neste afloramento rochoso observa-se intensas modificações de um lado. Qual a orientação desse lado?

4. Tarefa Fotográfica:

Aqui bem perto, [N40º 52.762; W008º18.565]

Tira uma foto tua, ou com um papelito (teu nick e data); nessa foto queremos que sejas criativo! Aponta para um resultado do Intemperismo e com o São Pedro Velho como pano de fundo (ver exemplo)

Obrigado pela visita!

Se acreditas teres concluído com sucesso os objectivos desta EarthCache e já enviaste me enviaste todos os requisitos conforme solicitado, por favor, sinta-se à vontade para a registar como encontrada. Posteriormente iremos verificar os requisitos enviados e fotos anexadas e, caso seja necessário, contacta-lo no sentido de efectuar as devidas correcções ao seu registo.


Intemperismo
Conjunto de modificações de ordem física (desagregação e fragmentação mecânica), química (decomposição química dos minerais primários) e biológica (influencia de raízes, MO e ácidos orgânicos) que transformam rochas I, S e M na superfície da Terra em materiais friáveis e solos.

Erosão
Remoção física dos materiais pelos agentes de transporte (água, vento, gelo ou gravidade)

Tipos de Intemperismo

O principal agente do intemperismo físico é a variação de temperatura ao longo do dia e da noite ou ao longo do ano com a variação das estações do ano. Lugares localizados em altas latitudes, que apresentem maior influência da continentalidade e desertos tem predomínio de intemperismo físico. Essa variação de temperatura provoca contracção e dilatação da rocha, fragmentando-as em pedaços de variados tamanhos. Outro exemplo da ação física é o congelamento e descongelamento da água em locais de elevadas altitudes e latitudes, neste caso a agua ao congelar dilata as fissuras e contribui para sua fragmentação. A cristalização de sais também contribui na medida em que os sais se infiltram em fraturas (buracos) e se cristalizam aumentando a pressão e assim a fratura.
No intemperismo químico a água atua diretamente como um ácido sobre as rochas, fazendo-as liberar lentamente os sais minerais que a compõem, gerando a sua decomposição. A água que é rica em O2, interage com o CO2 da atmosfera e torna-se ácida. Em áreas úmidas onde os solos são mais profundos em virtude do intemperismo químico a água torna-se mais ácida ainda devido a concentração de CO2 nos poros do solo, reduzindo ainda mais o seu pH.
Quando ocorre a participação de organismos vivos ou da matéria orgânica proveniente de sua decomposição denominamos de intemperismo biológico. Se quisermos analisar de forma mais aprofundada chamaremos de químico- biológico ou de físico-biológico. Por exemplo, a ação de um formigueiro em uma rocha sedimentar (físico-biológico), e a ação de material orgânico decompondo-se e atuando sobre a rocha através do ácido húmico (químico- biológico). É muito comum visualizarmos a ação das raízes das árvores nas vias urbanas, as pessoas plantam árvores de grande porte, em calçadas estreitas, o resultado é a destruição das vias.


Fatores que controlam a ação do intemperismo

• CLIMA: variação da T e quantidade das chuvas na região.
• RELEVO ou topografia: regime de infiltração e drenagem das águas pluviais.
• ROCHA PARENTAL: composição mineralógica e resistência diferenciada aos processos de alteração intempérica.
• TEMPO DE EXPOSIÇÃO.
• ESTRUTURA DA ROCHA: rochas maciças e rochas com foliações, falhas, fraturas e estratificações.
• FAUNA e FLORA: fornecem matéria orgânica para reações químicas e remobilizam materiais. matéria orgânica no solo decompõe-se, liberando CO2, diminuindo o pH das águas de infiltração

 

Additional Hints (No hints available.)